19 de May de 2016 em Gestão

Prefeitura de Fortaleza promove seminário para qualificar atendimento ao cidadão

Ação busca estimular o bom atendimento por meio do comportamento empático e socialmente responsável


O Programa Acolhimento já formou 11 turmas de capacitação (Foto: Queiroz Netto)

O prefeito Roberto Cláudio participou, na manhã desta quinta-feira (19/05), do Seminário Acolhimento - Um novo olhar para o serviço público, no auditório do Hotel Romanos. O encontro tem objetivo de capacitar servidores municipais para realizar, cada vez mais, um acolhimento empático e que possibilite a qualificação da relação entre o servidor público e os cidadãos.

Sobre a ação, o gestor municipal explicou a importância da prestação de um serviço de qualidade para aqueles que buscam o atendimento nas instituições municipais. “A palavra servidor público, às vezes, é esquecida. Mas, na raiz dela tem o significado da tarefa, que é de servir as pessoas. De pouco adianta um posto de saúde, creche e escola novos se lá na ponta as pessoas não receberem uma palavra de conforto, de carinho e de atenção. As pessoas não vão buscar só uma consulta quando vão ao consultório, mas, vão buscar proteção, a capacidade de serem ouvidas”, afirmou.

Eudoro Santana, presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), um dos grandes entusiastas do projeto, atentou para a relevância de se repensar os nossos atos com o outro, para a promoção de uma cidade mais humana e da qualificação do atender. “Hoje, existe essa necessidade das pessoas repensarem suas relações, inclusive com o próprio homem. Quando se faz um programa dessa natureza, busca-se não só atender as pessoas, mas acolher, ouvir, estimular essa capacidade para solucionar e resolver questões não só de cima para baixo, mas buscando sentir, se colocar no lugar do outro”, declarou.

Priscila Bezerra, articuladora da Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Município que participou desse seminário, observou o estímulo positivo da ação. “Encontros como este são muito importantes, pois quem atende ao público deve se reciclar sempre. A prioridade no atendimento é sempre a população, o bom atendimento, respeito, atenção e ouvir. O que realmente importa é estar atento à necessidade do outro, sabendo bem explicar”, disse.

A atividade marca a intensificação das ações do Programa Acolhimento, que já promoveu 11 turmas de capacitação, semeando uma nova cultura entre os servidores da Prefeitura de Fortaleza, indo além no atendimento à população. O evento contou com mais de 1.200 servidores.

Hoje, a Prefeitura conta com 30.800 servidores efetivos, 4.400 temporários, além de 10 mil terceirizados. De acordo com Philipe Nottingham, secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, o bem atender e a qualificação dos serviços à população tem sido uma grande preocupação da gestão Roberto Cláudio, não apenas por meio do fortalecimento dos conhecimentos setoriais, mas, também na capacidade de interagir, acolher e tratar bem a sociedade.

Prefeitura de Fortaleza promove seminário para qualificar atendimento ao cidadão

Ação busca estimular o bom atendimento por meio do comportamento empático e socialmente responsável

O Programa Acolhimento já formou 11 turmas de capacitação (Foto: Queiroz Netto)

O prefeito Roberto Cláudio participou, na manhã desta quinta-feira (19/05), do Seminário Acolhimento - Um novo olhar para o serviço público, no auditório do Hotel Romanos. O encontro tem objetivo de capacitar servidores municipais para realizar, cada vez mais, um acolhimento empático e que possibilite a qualificação da relação entre o servidor público e os cidadãos.

Sobre a ação, o gestor municipal explicou a importância da prestação de um serviço de qualidade para aqueles que buscam o atendimento nas instituições municipais. “A palavra servidor público, às vezes, é esquecida. Mas, na raiz dela tem o significado da tarefa, que é de servir as pessoas. De pouco adianta um posto de saúde, creche e escola novos se lá na ponta as pessoas não receberem uma palavra de conforto, de carinho e de atenção. As pessoas não vão buscar só uma consulta quando vão ao consultório, mas, vão buscar proteção, a capacidade de serem ouvidas”, afirmou.

Eudoro Santana, presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), um dos grandes entusiastas do projeto, atentou para a relevância de se repensar os nossos atos com o outro, para a promoção de uma cidade mais humana e da qualificação do atender. “Hoje, existe essa necessidade das pessoas repensarem suas relações, inclusive com o próprio homem. Quando se faz um programa dessa natureza, busca-se não só atender as pessoas, mas acolher, ouvir, estimular essa capacidade para solucionar e resolver questões não só de cima para baixo, mas buscando sentir, se colocar no lugar do outro”, declarou.

Priscila Bezerra, articuladora da Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Município que participou desse seminário, observou o estímulo positivo da ação. “Encontros como este são muito importantes, pois quem atende ao público deve se reciclar sempre. A prioridade no atendimento é sempre a população, o bom atendimento, respeito, atenção e ouvir. O que realmente importa é estar atento à necessidade do outro, sabendo bem explicar”, disse.

A atividade marca a intensificação das ações do Programa Acolhimento, que já promoveu 11 turmas de capacitação, semeando uma nova cultura entre os servidores da Prefeitura de Fortaleza, indo além no atendimento à população. O evento contou com mais de 1.200 servidores.

Hoje, a Prefeitura conta com 30.800 servidores efetivos, 4.400 temporários, além de 10 mil terceirizados. De acordo com Philipe Nottingham, secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, o bem atender e a qualificação dos serviços à população tem sido uma grande preocupação da gestão Roberto Cláudio, não apenas por meio do fortalecimento dos conhecimentos setoriais, mas, também na capacidade de interagir, acolher e tratar bem a sociedade.