A Prefeitura de Fortaleza realizou, na manhã desta sexta-feira (06/03), a ambientação de 82 novos guardas municipais que atuarão nas Células de Proteção Comunitária do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU). O evento tem como objetivos dar boas-vindas aos novos servidores e transmitir a cultura do acolhimento, muito presente no serviço público municipaç.
A atividade é desenvolvida pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) em parceria com o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh).
O conteúdo programático da ambientação abordou temas relacionados ao Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), estrutura organizacional da Sesec e GMF, Direitos e Deveres do Servidor, apresentação do IPM Saúde e Excelência no atendimento ao Cidadão.
No início do evento, o titular da Sesec, Cel. PM Soares, cumprimentou os novos integrantes da Guarda Municipal e enfatizou que a Guarda hoje está inserida, de fato, na segurança pública. “Hoje vocês estão iniciando um novo ciclo na vida dos senhores. Foi uma longa jornada até aqui. Agora, serão treinados e qualificados para compor nossas Células de Proteção Comunitárias e, como servidores municipais, terão a obrigação de servir, e não serem servidos”, afirmou.
A programação também envolve integração e aprendizado sobre os diversos processos administrativos e rotinas da instituição, assim como o contexto geral do serviço público e a compreensão sobre o valor histórico e a função da Sesec e da GMF na sociedade.
A cerimônia de posse do cargo será realizada na terça-feira (10/03), às 9h, no auditório da Sesec.
De julho de 2015 a fevereiro de 2020, já foram nomeados 1362 guardas municipais.