A Prefeitura de Fortaleza ampliará a acessibilidade dos atendimentos em saúde, por meio da capacitação de 250 profissionais da Rede Municipal de Saúde na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa busca aperfeiçoar a comunicação e, consequentemente, a qualidade do acolhimento aos pacientes surdos.
Os participantes, previamente cadastrados pelas coordenadorias regionais em saúde, foram divididos em 10 turmas, com 25 alunos cada, com carga horária de 40 horas.
O conteúdo será voltado, especificamente, para a vivência diária dos profissionais da área da saúde. “Nosso intuito é promover a inclusão e a igualdade no atendimento, reconhecendo a importância da comunicação eficaz para todos”, afirma Galeno Taumaturgo, secretário da Saúde de Fortaleza.
A capacitação está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Escola de Saúde Pública de Fortaleza (Espfor), em parceria com o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) e a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).
Início das atividades
Nesta segunda-feira (06/05), às 8h, na sede da SMS, haverá o acolhimento aos alunos, apresentação do cronograma do curso e início das atividades. “Essa iniciativa representa um passo significativo na promoção da acessibilidade e na construção de uma saúde mais inclusiva e acessível para todos os cidadãos”, enfatiza o secretário.