26 de October de 2018 em Cultura

Prefeitura de Fortaleza realiza I Seminário Educação com Patrimônio Cultural

Monitores de Educação Patrimonial do programa Novo Mais Educação compartilharam experiências e participaram de atividades de avaliação e planejamento


Representantes das secretarias da Educação e da Cultura de pé no auditório onde ocorre o I Seminário Educação com Patrimônio Cultural
Evento é realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio das secretaria da Cultural e da Educação, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) (Foto: Liezio Gomes)

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultural de Fortaleza (Secultfor) e da Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), realizou, ao longo desta quinta e sexta-feira (25 e 26/10), o I Seminário Educação com Patrimônio Cultural. O evento, realizado no auditório da Secretaria Regional III, reuniu monitores de Educação Patrimonial do programa Novo Mais Educação para atividades de avaliação e partilha de experiências dos trabalho realizados ao longo de 2018, e planejamento das ações do ano de 2019.

Por meio do programa Novo Mais Educação, alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, participam semanalmente de atividades de Educação Patrimonial no contraturno da jornada escolar.

Para o gerente da Célula de Pesquisa e Educação Patrimonial da Secultfor, Adson Rodrigo, o trabalho de Educação Patrimonial realizado com as crianças as auxilia a compreender a diversidade da identidade do Município e a buscar direitos culturais como cidadãs. "Por meio da explanação dos facilitadores é possível perceber a potencialidade criativa presente nas escolas municipais. A Educação Patrimonial é uma atividade que possibilita a aproximação dos alunos e seus familiares com as memórias e histórias locais", explica.

Roberta Pereira, diretora da escola Francisco Maurício de Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, afirma que o trabalho com Educação Patrimonial ajuda as crianças as valorizarem os diversos espaços que habitam. "A gente trabalha o cuidado que se deve ter com o material escolar, com as cadeiras, com os utensílios da merenda, com os espaços da escola e da comunidade. Trabalhando essa valorização a partir do dia a dia dos alunos fica mais fácil das crianças assimilarem a importância do que os cercam, do respeito ao que é nosso, do respeito à comunidade", explica.

Arquitetos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Célia Perdigão e Chico Veloso também participaram do seminário. "Se a criança tem a percepção do que está perto, na escola, na comunidade, mais fácil fica de ela aplicar a mesma atenção ao que está no mundo. As ações vão do pequeno para o grande", afirma Célia ao comentar as estratégias compartilhadas pelo participantes. "Por isso a importância da Educação Patrimonial inserida na grade curricular de uma escola de Ensino Fundamental e Médio. É uma assunto que toca exatamente na sensibilidade das pessoas, algo de que precisamos mais do que nunca", finaliza Veloso.

Novo Mais Educação
O programa Novo Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental. Os alunos contemplados têm 15 horas semanais no contraturno escolar, sendo três diárias, para acompanhamento pedagógico e desenvolvimento de atividades nos campos de Artes, Cultura, Esporte, Lazer e Educação Patrimonial.

Coordenadora de Gestão Escolar e Articulação da Comunidade da SME, Lucidalva Bacelar destaca a importância do programa: "Como programa de complementação da jornada escolar, o Novo Mais Educação tem para a Rede Municipal de Ensino importante relevância, pois aprofunda no contraturno o que é trabalhado em sala de aula, além de propiciar atividades artísticas, esportivas e culturais", afirmou.

Prefeitura de Fortaleza realiza I Seminário Educação com Patrimônio Cultural

Monitores de Educação Patrimonial do programa Novo Mais Educação compartilharam experiências e participaram de atividades de avaliação e planejamento

Representantes das secretarias da Educação e da Cultura de pé no auditório onde ocorre o I Seminário Educação com Patrimônio Cultural
Evento é realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio das secretaria da Cultural e da Educação, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) (Foto: Liezio Gomes)

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultural de Fortaleza (Secultfor) e da Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), realizou, ao longo desta quinta e sexta-feira (25 e 26/10), o I Seminário Educação com Patrimônio Cultural. O evento, realizado no auditório da Secretaria Regional III, reuniu monitores de Educação Patrimonial do programa Novo Mais Educação para atividades de avaliação e partilha de experiências dos trabalho realizados ao longo de 2018, e planejamento das ações do ano de 2019.

Por meio do programa Novo Mais Educação, alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, participam semanalmente de atividades de Educação Patrimonial no contraturno da jornada escolar.

Para o gerente da Célula de Pesquisa e Educação Patrimonial da Secultfor, Adson Rodrigo, o trabalho de Educação Patrimonial realizado com as crianças as auxilia a compreender a diversidade da identidade do Município e a buscar direitos culturais como cidadãs. "Por meio da explanação dos facilitadores é possível perceber a potencialidade criativa presente nas escolas municipais. A Educação Patrimonial é uma atividade que possibilita a aproximação dos alunos e seus familiares com as memórias e histórias locais", explica.

Roberta Pereira, diretora da escola Francisco Maurício de Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, afirma que o trabalho com Educação Patrimonial ajuda as crianças as valorizarem os diversos espaços que habitam. "A gente trabalha o cuidado que se deve ter com o material escolar, com as cadeiras, com os utensílios da merenda, com os espaços da escola e da comunidade. Trabalhando essa valorização a partir do dia a dia dos alunos fica mais fácil das crianças assimilarem a importância do que os cercam, do respeito ao que é nosso, do respeito à comunidade", explica.

Arquitetos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Célia Perdigão e Chico Veloso também participaram do seminário. "Se a criança tem a percepção do que está perto, na escola, na comunidade, mais fácil fica de ela aplicar a mesma atenção ao que está no mundo. As ações vão do pequeno para o grande", afirma Célia ao comentar as estratégias compartilhadas pelo participantes. "Por isso a importância da Educação Patrimonial inserida na grade curricular de uma escola de Ensino Fundamental e Médio. É uma assunto que toca exatamente na sensibilidade das pessoas, algo de que precisamos mais do que nunca", finaliza Veloso.

Novo Mais Educação
O programa Novo Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental. Os alunos contemplados têm 15 horas semanais no contraturno escolar, sendo três diárias, para acompanhamento pedagógico e desenvolvimento de atividades nos campos de Artes, Cultura, Esporte, Lazer e Educação Patrimonial.

Coordenadora de Gestão Escolar e Articulação da Comunidade da SME, Lucidalva Bacelar destaca a importância do programa: "Como programa de complementação da jornada escolar, o Novo Mais Educação tem para a Rede Municipal de Ensino importante relevância, pois aprofunda no contraturno o que é trabalhado em sala de aula, além de propiciar atividades artísticas, esportivas e culturais", afirmou.