A população do bairro Luciano Cavalcante recebe nesta sexta-feira (30/11), a partir das 08h, mais um mutirão municipal de combate às arboviroses, promovido pela Prefeitura de Fortaleza. A ação, coordenada pela Secretaria Regional II, acontecerá na Praça do Pinderemirim, próximo ao Instituto Rabone.
A iniciativa faz parte do Plano Sustentabilidade para o Controle do Aedes Aegypti e tem como objetivo conscientizar a população em relação à prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zyka e chikunguya.
Durante o mutirão, a população contará com uma programação dinâmica que inclui exposição educativa sobre o mosquito Aedes Aegypti, apresentações de teatro de fantoches, além de abordagens educativas com conscientização ambiental, distribuição de mudas e materiais informativos.
No decorrer da manhã de atividades preventivas, também estão previstas requalificações de pontos de lixo crônicos, panfletagem e visitas domiciliares com a Operação Quintal Limpo. Os agentes de endemias e os educadores em saúde, que devem percorrer as ruas do bairro mostrando aos moradores como é possível se prevenir contra o mosquito. Os profissionais irão orientar sobre vedação correta das caixas d’águas, cuidados com possíveis criadouros, realizando distribuição de sacos plásticos, recolhimento de materiais inservíveis e de materiais de grande porte, a exemplo de móveis, sofás, colchões velhos, pneus, dentre outros.
A equipe de Saúde da Regional II estará à disposição da população também para atendimentos com aferição de pressão arterial, teste de índice de massa corporal (i.m.c), testes posturais, alongamentos e técnicas de fisioterapia para redução de dor, vacina animal e teste de Leishmaniose (DPP), além de vacinação humana com tríplice viral, Antitetânica, Hepatite B e HPV.
Para o titular da Secretaria Regional II, Ferruccio Feitosa, é imprescindível o envolvimento da população na luta contra as arboviroses e no cuidado com o meio ambiente. “Desde setembro estamos percorrendo os bairros da nossa área para ampliar a redução do índice de infecções das doenças transmitidas por arboviroses. Esta iniciativa tem nos auxiliado no enfrentamento ao mosquito antes do período chuvoso, época de maior preocupação. O combate às arboviroses é uma luta de todos e deve ser algo constante”, concluiu o Secretário.
O período que antecede a quadra invernosa é o momento em que a Prefeitura se reúne com a população para trabalhar ações que visam reduzir o índice de infecções por meio de arboviroses.