A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza, de 18 a 20 de janeiro, uma diversificada programação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As ações acontecerão nas seis Regionais e no centro da capital.
Compondo as atividades realizadas pelos mobilizadores do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (Nesms) da SMS estão: exposição educativa com maquete e ciclo biológico do Aedes, abordagem e afixação de cartazes em pontos estratégicos dos bairros visitados, distribuição orientada de material informativo sobre dengue, zika vírus e chikungunya, panfletagem educativa, visitas às comunidades para esclarecer sobre os cuidados importantes na prevenção de criadouros do mosquito, informações sobre o tratamento a ser realizado nas bocas de lobo, operação quintal limpo, apresentação do mosaico educativo, visitas domiciliares, apresentação do teatro de rua, distribuição de hipoclorito e sacos de lixo, implantação de brigadas, entre outras atividades.
Durante os três dias de ação serão contemplados os bairros Monte Castelo, Vila Velha, Meireles, Aldeota, Praia do Futuro, Rodolfo Teófilo, Pan-Americano, São Gerardo, Presidente Kennedy, Amadeu Furtado, Montese, Serrrinha e Vila Pery.
Ao longo de todo o ano, a Prefeitura desenvolve estratégias para combater de forma efetiva os focos e criadouros do Aedes em Fortaleza. As atividades são estruturadas e promovidas em diferentes locais da cidade, priorizando sempre os bairros mais vulneráveis à proliferação do mosquito.