A animação começou cedo, às 8h30 um trenzinho transportava 20 crianças de aproximadamente 3 anos de idade pelo pequeno trecho que liga a Creche Renascer ao Ecocirco, no Passaré, para brincar de circo. Na manhã desta quarta-feira (10/08), duas turmas de crianças da creche da Rede Municipal de Ensino participaram de uma oficina de circo e artes circenses. Realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), a manhã de atividades integra programação alusiva ao Agosto Verde, mês nacional da primeira infância.
A manhã de brincadeiras foi dividida em dois momentos, um de atividades de música e dança e outro de brincadeiras circenses como corda, malabares, bambolês, acrobacia de solo e acrobacia aérea no tecido acrobático, com improvisação livre, direcionada e trocas entre crianças, professoras, espaço e criações.
“Essas vivências corporais, o estímulo à experimentação e à exploração durante a primeira infância são fundamentais para a constituição e fortalecimento do eu individual e social”, explica a professora de circo e psicomotricista Gabriela Jardim, facilitadora da ação. Ela ressalta que a primeira infância é o período mais propício ao desenvolvimento do equilíbrio, do tônus, da motricidade e da sociabilidade, entre outras habilidades exploradas nas brincadeiras circenses.
De acordo com Angélica Leal, assessora técnica da Cespi, atividades como a oficina de circo contribuem para o pleno desenvolvimento das crianças: "Estamos trabalhando juntos, de forma intersetorial, para atender a primeira infância de forma integral e integrada, isso se reflete na promoção de direitos como o de brincar, o de ter convívio social e o de acesso a espaços abertos, amplos e naturais, que proporciona o desemparedamento", afirma.
Agosto Verde
Contemplado pelo Projeto de Lei 2034/21, em processo de aprovação no Senado, o Agosto Verde tem o objetivo de promover ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até seis anos e suas famílias. Fortaleza marca o mês com a inauguração de salas de aleitamento materno e ponto de Leitura na Praça, oficina de circo, atividades de integração com a natureza e rota de turismo infantil, entre outras ações.