Na manhã desta quarta (03/07), equipes da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) iniciaram o plantio de 500 mudas de árvores nativas no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Itaperi. A ação faz parte do programa de compensação arbórea, que pretende controlar a emissão de gás carbônico (CO²) e amenizar a temperatura das zonas de maior vulnerabilidade climática da cidade.
Todas as mudas são de espécies nativas cultivadas no Horto Florestal Municipal Municipal Falconete Fialho. Optou-se por espécies cujas raízes não afloram, ou seja, não crescem de modo que comprometam a estrutura da área onde são plantadas.
Segundo Julia Oliveira, engenheira ambiental da UrbFor responsável pela ação na Uece, o plantio de mudas nativas é importante tanto para a manutenção da biodiversidade local, como para a melhoria da temperatura da área e da qualidade do ar da cidade.
As mudas estão sendo plantadas utilizando hidrogel, um produto atóxico que garante alta capacidade de retenção de água e nutrientes, promove o crescimento saudável das árvores e, consequentemente, previne perdas.
O superintendente da UrbFor, Regis Tavares, destaca a importância da ação e pede a cooperação da população para preservar as árvores. “Acreditamos na educação e na consciência ambiental da população em conservar essas mudas, que, quando crescerem, vão gerar sombra para todos. Precisamos juntos preservar o meio ambiente, para colhermos bons frutos no futuro”, diz.
O plantio dessas 500 mudas soma-se a diversas outras ações empreendidas pelas UrbFor, como a doação de mudas à comunidade, e pelas demais Secretarias Municipais, como a requalificação de pontos de lixo e o Programa Árvore na Minha Calçada, ambas com o apoio operacional da UrbFor.