
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Gestão Integrada de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), começou a realizar, na manhã desta quinta-feira (24/4), a Oficina Estratégia Alimenta Cidades. O objetivo é apresentar e debater um diagnóstico da segurança alimentar e nutricional no município de Fortaleza.
De acordo com a diretora de Promoção da Alimentação Saudável do MDS, Patrícia Gentil, o Alimenta Cidades é uma estratégia que tem como objetivo atuar de uma forma coordenada entre os governos Federal, Estadual e Municipal para garantir que as pessoas mais vulnerabilizadas tenham acesso aos alimentos.
“A ideia é que, ao apresentarmos o diagnóstico realizado pelo MDS, cada município faça sua rota de implementação, definindo suas prioridades de como desenvolver as suas estratégias voltadas para os territórios mais periféricos. Por exemplo, a agenda de agricultura urbana no município, as cozinhas solidárias, os equipamentos de segurança alimentar e nutricional”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar, destacou a importância desse momento. “Esse é um momento de somar forças para cuidar das pessoas que mais precisam na nossa cidade. Com a orientação e a parceria com o Governo Federal e Estadual, por meio do Alimenta Cidades, poderemos não apenas implantar novas políticas como fortalecer as já existentes, por exemplo, as Hortas Sociais. Unindo forças, chegaremos ao objetivo principal, que é fortalecer a segurança alimentar e nutricional de Fortaleza”, explicou.
As atividades seguem até o final da manhã de sexta-feira (25/04), com visitas a iniciativas como a Horta Social da Granja Portugal e ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Granja Portugal, onde será realizada uma ação social voltada para os usuários do equipamento.
