Procurando o que fazer no primeiro sábado das férias escolares? A dica é chegar junto da programação da 2ª edição do Festival Mulheridades. Realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da Vice-prefeitura, a ação integra o conjunto de políticas afirmativas do município voltadas para a promoção de pautas de interesse das mulheres, pessoas com deficiência, população negra e LGBTQUIA+.
O encontro deste sábado (02/07) tem apoio do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Rede Cuca, Sesc e Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), onde será realizado, a partir das 10h. A programação é gratuita e segue até às 20h.
No período da manhã, estão previstas oficinas e performances artísticas. No alpendre da Biblioteca, a partir das 10h, a professora de Design da UFC, Lia Alcântara, irá ministrar uma aula prática de Encadernação. Na sala multiuso 01, a professora da Especialização em Escrita Criativa da Unifor, Andressa Souza, irá ministrar uma oficina de As inscrições podem ser feitas no link da bio do perfil @fortalezacriativa. Os alunos receberão certificado de participação.
Também às 10h, a comunicadora e realizadora audiovisual, Marina Holanda, irá conduzir uma Roda de Partilha com o tema " escrita que pari", na sala multiuso 03.
No período da tarde, a programação segue com a performance "As histórias sentidas que não foram escritas" de Lucivânia Souza, que é a coordenadora e uma das idealizadoras do Festival. A performance acontecerá na sala multiuso 03, a partir das 15h.
Às 16h, no Alpendre da Biblioteca, tem início a Roda de Conversa "Existências, paixão e escrita", onde mulheres com diversas experiências de produção intelectual vão partilhar seus sucessos e desafios como autoras e pesquisadoras. Participam da conversa quatro mulheres: Karen Alencar, historiadora, educadora e poeta, que lançou seu primeiro livro, De Sonho, Sangue e Poesia, no final de 2021, em coautoria com a ilustradora Bruna Zaninotto; Carla Paiva, do Coletivo Poexistencia, uma das autoras presentes na coletânea "Com a palavra, a mulher" com o texto “A quem o teu sentir afeta”; Emiliana Nunes, autora do Livro “Minha vida um doce meio amargo”, lançado pela editora Viseu e gestora e mediadora de Leitura da Biblioteca Comunitária Literateca, em São Gonçalo do Amarante; e Ana Karina, enfermeira, doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2003) e professora titular da Universidade Federal do Ceará e professora visitante sênior na University of Dundee - Reino Unido (2019-2020). Foi coordenadora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFC e está na vice-direção da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem/UFC (2015-2023).
Já a partir das 17h até às 20h, em frente à Bece, o agito fica por conta da Feira Criativa Mulheridades onde participam nove coletivos de mulheres de diversos bairros de Fortaleza:Favelafro, Feira negra , Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável (Remes), Feito por mulher; Mecramei; Federação de Bairros e Favelas; União Brasileira de Mulheres; Maloka e ainda um stand do Sesc Ceará. A feira também traz comidas regionais e bebidas. Para encerrar a programação da segunda ddição do Festival Mulheridades, a cantora Robera Fiúza apresenta seu forró de pé-de-serra.
Serviço
2º Festival Mulheridades
Data: 02/07 (sábado)
Horário: 10h às 20h
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
Inscrições para Oficina de Encadernação com Lia Alcantara e de Escrita Criativa com Andressa Souza no link da bio @fortalezacidadecriativa
Gratuito