A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, iniciou uma programação de limpeza e desobstrução de todas as bocas de lobo e galerias da Avenida Abolição, na altura das Ruas Barão de Studart e Desembargador Moreira, antevendo o início do período chuvoso.
O objetivo é sanar o problema de entupimento e alagamento na via. No mesmo local, também estão previstas construções e recuperações de calhas e sarjetas. Após essas ações serem realizadas, será feito um estudo para obras de fresagem e recapeamento de toda a malha viária da Avenida Abolição.
A ação, de caráter preventivo, retira resíduos sólidos e dejetos conduzidos pela água da chuva e que se acumulam nesses locais. O trabalho visa evitar o entupimento das galerias e canais dispostos ao longo das vias públicas, para facilitar o escoamento das águas pluviais.
A equipe técnica da Secretaria Regional II realiza periodicamente a desobstrução das galerias de drenagem responsáveis pelo escoamento de água pluvial, como também, trabalha monitorando os pontos de alagamento durante o período chuvoso. O intuito é gerar mais segurança e fluidez no trânsito durante as precipitações.
A Prefeitura está fazendo a sua parte e a população deve fazer a dela, evitando jogar lixo nas ruas, para que estes resíduos não obstruam as galerias de drenagem. Ao longo dos próximos meses, outros pontos serão contemplados pelo serviço de limpeza e desobstrução.