A Prefeitura de Fortaleza promoveu visitas a equipamentos municipais, na manhã desta terça-feira (28/05), aos conselheiros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na oportunidade, a comitiva estrangeira conheceu melhor os projetos financiados pelo BID na Capital.
“Essa comitiva é composta pelos representantes dos países-membros do BID, sendo aqueles que opinam no momento dos pleitos dos financiamentos. Por isso, é muito importante que o município demonstre como vem aplicando bem os recursos adquiridos e suas necessidades. É um momento de mostrar, avaliar e até sugerir novos pleitos”, afirmou Reinaldo Salmito, Coordenador Especial de Programas Integrados (COPIFor).
Durante toda a manhã, o grupo visitante conheceu os projetos desenvolvidos em parceria com a gestão Roberto Cláudio, a exemplo da Unidade Básica de Saúde Dr. Eduardo Régis Monte Jucá e o Cuca Mondubim, onde tiveram acesso às estruturas físicas e conheceram as atividades desenvolvidas e os serviços prestados. No Centro de Cultura, foi realizada a apresentação dos projetos desenvolvidos via Programa de Fortalecimento de Inclusão Social e Redes de Atenção – PROREDES Fortaleza, seguido de breve visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do José Walter e ao CUCA do Jangurussu.
Artur Lacerda, conselheiro sênior do BID, declarou estar satisfeito com o que vem sendo realizado na Cidade. “Esse tipo de visita permite um maior contato com a realidade, e vermos o que efetivamente as intervenções que o banco está apoiando e financiando está promovendo nas políticas públicas e em diferentes contextos. Para a gente, foi muito interessante vir à Fortaleza e conhecer esse projeto. Acredito que o grupo está bem impressionado, de forma positiva, não só pela atenção que é dada às comunidades mais vulneráveis, mas com ações que vêm sendo realizadas nas mais diversas esferas”, completou.
A secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira, falou sobre a importância do bom relacionamento com a instituição financeira. “A parceria da Prefeitura de Fortaleza com o BID já vem de alguns anos. O próprio Cuca que visitamos é uma parceria já efetivada, que já colhemos os frutos, e a gente tem outro financiamento em andamento. Essa ação conjunta possibilita que consigamos recursos para executar obras de grande porte e impacto para a nossa cidade”, disse.
Dentro dos projetos financiados pelo BID, estão intervenções na área da saúde, juventude e cidadania e infraestrutura. Entre elas, destacam-se o IJF2, Policlínicas, UPA's, postos de saúde, CUCA's, CEU's, entre outros.