A Prefeitura de Fortaleza recebeu o embaixador de Taiwan no Brasil, Her Jiang- Gueng, na manhã desta terça-feira (28/08), no Paço Municipal. A visita de cortesia teve como objetivo estreitar relações com a ilha chinesa, apresentando políticas desenvolvidas pela gestão, potenciais de negócio e atrativos da Capital.
“A visita do Embaixador foi de cortesia. Eles estão aqui com um grupo grande de taipeis a lazer, mas tinham muita vontade de conhecer oficialmente a Cidade, saber dos investimentos chineses em Fortaleza. A maioria dos chineses que estão concentrados na região, atuam na região metropolitana, com indústrias de calçados, mas existe o interesse deles em investir diretamente na Capital”, declarou Patrícia Macedo, coordenadora das Relações Internacionais Federativas do Município.
Patrícia Macedo compartilhou, ainda, alguma das temáticas abordadas durante a reunião. “O embaixador ficou muito interessado nas nossas atividades relacionadas aos cabos submarinos, porque a indústria de tecnologia é muito forte para eles. Pelo menos 70% das partes de todos os celulares que existem no mundo são fabricadas em Taiwan, o que os leva ao interesse de querer estreitar o relacionamento com a capital, conhecer o Prefeito em outra oportunidade, além de nos convidar para conhecer lá, abrindo portas para possíveis investimentos e parcerias”, disse.
Her Jiang- Gueng lembrou que desse primeiro contato muitas oportunidades podem surgir. “Acredito que as boas políticas desenvolvidas por Fortaleza, como aquelas nas áreas de cabos submarinos, possam oportunizar o fortalecimento de nossas relações. Taiwan, por exemplo, é muito forte na indústria de informação e comunicação, sendo uma boa oportunidade para nossos empresários desenvolverem investimentos aqui”, afirmou.
Fortaleza conta com uma pequena comunidade taipei com pouco mais de 50 pessoas vivendo na capital cearense. Em grande parte, atuam na área alimentícia, embora exista interesse em ampliar as atividades para as áreas como as de turismo, telecomunicações, entre outras.
Dentro da programação, o Embaixador conheceu, ainda, as dependências do Paço Municipal, onde teve acesso a um pouco da cultura e da história da Cidade, dispostas no Memorial do Paço.