25 de April de 2016 em Gestão
Prefeitura de Fortaleza recebe prêmio do Sebrae
A premiação acontece nesta segunda-feira (25/04), às 14h30, no auditório do Sebrae-CE e é aberta ao público
O prefeito Roberto Cláudio foi o vencedor da IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com o "Programa de Empreendedorismo Sustentável". O gestor também ficou em primeiro lugar na categoria "Compras Governamentais", com o projeto "Uso do poder de compras do município de Fortaleza junto aos pequenos negócios para indução do desenvolvimento local". A premiação acontece nesta segunda-feira (25/04), às 14h30, no auditório do Sebrae-CE e é aberta ao público.
Em 2015, o percentual de compras da Prefeitura junto a micro e pequenas empresas (MPEs) aumentou 23%. O número de fornecedores nesse perfil saiu de 277, em 2014, para 419, um crescimento de 52%, que corresponde a 25% do total de fornecedores. Metade das 384 licitações concluídas foram vencidas por MPEs, na íntegra ou em lotes, totalizando 10% do valor total licitado pelo Município, com um volume financeiro de R$ 116 milhões.
O projeto
O Programa de Empreendedorismo Sustentável é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com as Secretarias Regionais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-Ce), que busca promover ações de apoio aos pequenos empreendedores, oferecendo capacitação gerencial, acesso ao microcrédito, formalização de negócios, consultoria contábil e espaço para comercialização de produtos e serviços. O Programa realizou 42 mil atendimentos em dois anos de atividade. "Essa é a maior ação de inclusão econômica desenvolvida no município", ressalta o titular da SDE, Robinson de Castro.
Já o projeto "Uso do poder de compras do município de Fortaleza junto aos pequenos negócios para indução do desenvolvimento local", desenvolvido e implantado em parceria pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), regulamentou e desenvolveu uma série de ações para colocar em prática a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (nº 10.350/2015).
Em 2015, a Sepog promoveu uma série de capacitações voltadas para os servidores envolvidos no programa e para os micro e pequenos empresários. Com o público externo foram seis capacitações com 383 participantes. Para os gestores públicos, foram nove reuniões da Rede Compras e oito capacitações.
Outro avanço fundamental foi a criação do Portal Compras reunindo todas as informações necessárias para quem quer fornecer para a Prefeitura. “O mercado não conhecia os procedimentos necessários para fornecer para o Município e os gestores tinham dificuldade no acesso aos fornecedores para realização de cotações. Faltava um canal de comunicação simplificado para os fornecedores ampliarem a sua participação nos processos licitatórios”, explica a coordenadora da Gogec, Christina Machado.
A melhora na comunicação entre gestão pública e fornecedores foi um passo significativo no alcance dos resultados que hoje rendem à gestão do prefeito Roberto Cláudio o reconhecimento do Sebrae. “Comemoramos muito essa premiação. É mais um incentivo para continuar. Temos espaço e potencial para ampliar muito mais a participação dos micro e pequenos empresários, contribuindo com a economia local”, diz Christina.
Prefeitura de Fortaleza recebe prêmio do Sebrae
A premiação acontece nesta segunda-feira (25/04), às 14h30, no auditório do Sebrae-CE e é aberta ao público
O prefeito Roberto Cláudio foi o vencedor da IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com o "Programa de Empreendedorismo Sustentável". O gestor também ficou em primeiro lugar na categoria "Compras Governamentais", com o projeto "Uso do poder de compras do município de Fortaleza junto aos pequenos negócios para indução do desenvolvimento local". A premiação acontece nesta segunda-feira (25/04), às 14h30, no auditório do Sebrae-CE e é aberta ao público.
Em 2015, o percentual de compras da Prefeitura junto a micro e pequenas empresas (MPEs) aumentou 23%. O número de fornecedores nesse perfil saiu de 277, em 2014, para 419, um crescimento de 52%, que corresponde a 25% do total de fornecedores. Metade das 384 licitações concluídas foram vencidas por MPEs, na íntegra ou em lotes, totalizando 10% do valor total licitado pelo Município, com um volume financeiro de R$ 116 milhões.
O projeto
O Programa de Empreendedorismo Sustentável é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com as Secretarias Regionais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-Ce), que busca promover ações de apoio aos pequenos empreendedores, oferecendo capacitação gerencial, acesso ao microcrédito, formalização de negócios, consultoria contábil e espaço para comercialização de produtos e serviços. O Programa realizou 42 mil atendimentos em dois anos de atividade. "Essa é a maior ação de inclusão econômica desenvolvida no município", ressalta o titular da SDE, Robinson de Castro.
Já o projeto "Uso do poder de compras do município de Fortaleza junto aos pequenos negócios para indução do desenvolvimento local", desenvolvido e implantado em parceria pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), regulamentou e desenvolveu uma série de ações para colocar em prática a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (nº 10.350/2015).
Em 2015, a Sepog promoveu uma série de capacitações voltadas para os servidores envolvidos no programa e para os micro e pequenos empresários. Com o público externo foram seis capacitações com 383 participantes. Para os gestores públicos, foram nove reuniões da Rede Compras e oito capacitações.
Outro avanço fundamental foi a criação do Portal Compras reunindo todas as informações necessárias para quem quer fornecer para a Prefeitura. “O mercado não conhecia os procedimentos necessários para fornecer para o Município e os gestores tinham dificuldade no acesso aos fornecedores para realização de cotações. Faltava um canal de comunicação simplificado para os fornecedores ampliarem a sua participação nos processos licitatórios”, explica a coordenadora da Gogec, Christina Machado.
A melhora na comunicação entre gestão pública e fornecedores foi um passo significativo no alcance dos resultados que hoje rendem à gestão do prefeito Roberto Cláudio o reconhecimento do Sebrae. “Comemoramos muito essa premiação. É mais um incentivo para continuar. Temos espaço e potencial para ampliar muito mais a participação dos micro e pequenos empresários, contribuindo com a economia local”, diz Christina.