A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose no período de 23 a 30 de março. As atividades serão realizadas em terminais de ônibus, praças, feiras livres e postos de saúde. Neste sábado (23/03), a partir das 8h, no Terminal do Papicu, os técnicos da SMS realizarão a distribuição de material informativo, além de abordagem educativa orientando a população em relação aos cuidados com a doença.
Durante toda a semana serão intensificadas as ações nos postos de saúde com a busca ativa de sintomáticos respiratórios, exame de contatos dos casos de tuberculose, resgate de pacientes faltosos ao tratamento e divulgação da doença através da distribuição de material educativo, palestras e vídeos.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e sistemas, como: ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões). O principal sintoma é a tosse, podendo apresentar febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. O diagnóstico precoce previne e ajuda no combate à transmissão da doença. A tuberculose tem cura, desde que tratada adequadamente por um período mínimo de seis meses e sem interrupção.
No ano de 2018 foram notificados 1.602 novos casos no município de Fortaleza, com uma taxa de incidência de 60,6 por 100 mil habitantes. Em 2019, foram registrados 232 casos da doença.
Serviço
Ações de promoção em saúde contra a Tuberculose
Data: 23 a 29 de março
Local: terminais de ônibus, praças, feiras livres e postos de saúde.