A Prefeitura de Fortaleza tem investido na reforma de Areninhas — equipamentos que já fazem parte do cotidiano da Capital —, trazendo o desenvolvimento para as áreas do esporte e do lazer, e garantindo maior qualidade de vida para a população. Sob a gestão do prefeito José Sarto, 32 equipamentos foram revitalizados em toda a Capital, e outros oito já estão com obras em andamento. As intervenções estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger).
As obras contemplam intervenções como manutenção geral da areninha, melhorias em alambrados, redes, traves, vestiários e muretas, além de pintura, reparo nos pisos e requalificação das quadras poliesportivas. Além disso, a gestão também trabalha na manutenção dos aparelhos de mobiliário urbano, academias ao ar livre e dos parquinhos infantis, beneficiando diretamente o público que utiliza esses equipamentos para diversão e atividades físicas.
Somente em 2024, já foram concluídas e entregues as obras das areninhas da Lagoa do Urubu, do Antônio Bezerra, da Lagoa do Opaia, e do Genibaú.
Atualmente, estão em andamento as obras da Areninha Beira-Rio, na Barra do Ceará; da Thauzer Parente, no Jardim Guanabara; da Areninha do Atlântico, no Pirambu; do Polo Gustavo Braga, na Messejana, da Lagoa da Zeza, no Jardim das Oliveiras; de Santa Maria, no Ancuri e a do Planalto Ayrton Senna.
Outras três unidades têm previsão para iniciar este ano: Areninha 7 Prédios, na Barra do Ceará, Areninha Tocantins, no Autran Nunes, e Areninha Paulo Benevides, na Messejana.
Impacto social
O projeto Areninhas, iniciado pela Prefeitura de Fortaleza em 2014, tem como objetivo requalificar campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. A meta é dar à população o acesso a equipamentos esportivos de qualidade, proporcionando à comunidade um espaço seguro para a prática de atividades físicas, lazer e formação cidadã.
O titular da Secretaria Municipal da Gestão Regional, Ferruccio Feitosa, destaca a importância da reforma e manutenção dos espaços públicos. "A requalificação das areninhas vai além da simples reforma de um espaço físico, é uma transformação social. Esses equipamentos se tornam centros de convivência e integração comunitária. A manutenção contínua é fundamental para garantir que esses espaços permaneçam acolhedores e seguros, beneficiando todas as faixas etárias e contribuindo para uma cidade mais segura e desenvolvida."