21 de May de 2013 em Educação

Prefeitura de Fortaleza vai implantar programa de correção de fluxo escolar em alfabetização

O objetivo é alfabetizar 13.747 crianças do 3º ao 5º ano que não atingiram o nível desejado de leitura e escrita na faixa etária adequada


A ação faz parte da estratégia de elevar os índices de aprendizagem dos alunos da rede municipal (Foto: Igor de Melo)

A Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (SME), vai iniciar a partir do mês de junho em todas as escolas da rede pública de Fortaleza um programa de correção de fluxo escolar em alfabetização com alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A ação faz parte da estratégia traçada desde o início da atual gestão pelo secretário da Educação, Ivo Gomes, de elevar os índices de aprendizagem dos alunos da rede municipal.

O objetivo do programa é alfabetizar 13.747 crianças do 3º ao 5º ano que não atingiram o nível desejado de leitura e escrita na faixa etária adequada. “Nessa nova gestão, detectamos que 21% dos alunos nessa faixa etária não sabem nem ler, nem escrever, o que prejudica em muito o aprendizado desses alunos”, destacou Márcia Campos, assessora institucional da SME. A SME chegou a esse diagnóstico por meio de uma avaliação de leitura e escrita realizada pelas próprias escolas, no início do ano letivo.

A intervenção pedagógica tem o intuito de auxiliar na construção de competências e habilidades de leitura, escrita, desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e resolução de problemas. A correção de fluxo escolar em alfabetização ocorrerá mediante a utilização de duas estratégias pedagógicas: o Software Luz do Saber e o Programa de Correção de Fluxo em Alfabetização do Ministério da Educação/ Grupo de Estudos em Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA).

O Software Luz do saber é um recurso didático que contribui para a alfabetização, além de promover a inserção na cultura digital. Através dessa metodologia, o aluno participa de atividades no computador e no papel e de jogos que visam à interação com os colegas e com o professor. O GEEMPA também tem foco na alfabetização através de jogos pedagógicos, mas sem o auxílio do computador. Os dois métodos serão aplicados simultaneamente nas turmas de correção de fluxo escolar.

Entre as estratégias adotadas pela SME para que os alunos possam ler e escrever um texto com compreensão, estão: utilizar um período letivo especial com duração de 3 a 5 meses e turmas com até 30 alunos; reorganizar as turmas de 3º ao 5º ano, de modo a enturmar, provisoriamente, os alunos não alfabetizados para efetuar a alfabetização; capacitar os professores na metodologia do Software Luz do Saber e realizar formação específica com os profissionais que trabalharão com o GEEMPA, além de fornecer cadernos e jogos didáticos para os alunos, entre outros.

Após o período de alfabetização, os alunos retornarão às suas turmas de origem. Para que todos os alunos do 3° ao 5° ano da rede municipal de ensino sejam de fato alfabetizados, Dóris Leão, coordenadora do Ensino Fundamental da SME, afirma que é imprescindível a participação de toda a comunidade escolar. “A expectativa é alfabetizar 100% dos alunos dessas turmas. Estamos otimistas e apostando no comprometimento de todos os envolvidos nessa tarefa tão importante. A partir da alfabetização, esses alunos serão inseridos no mundo do conhecimento, isso vai proporcionar a todos eles uma verdadeira evolução”, disse a coordenadora.

Prefeitura de Fortaleza vai implantar programa de correção de fluxo escolar em alfabetização

O objetivo é alfabetizar 13.747 crianças do 3º ao 5º ano que não atingiram o nível desejado de leitura e escrita na faixa etária adequada

A ação faz parte da estratégia de elevar os índices de aprendizagem dos alunos da rede municipal (Foto: Igor de Melo)

A Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (SME), vai iniciar a partir do mês de junho em todas as escolas da rede pública de Fortaleza um programa de correção de fluxo escolar em alfabetização com alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A ação faz parte da estratégia traçada desde o início da atual gestão pelo secretário da Educação, Ivo Gomes, de elevar os índices de aprendizagem dos alunos da rede municipal.

O objetivo do programa é alfabetizar 13.747 crianças do 3º ao 5º ano que não atingiram o nível desejado de leitura e escrita na faixa etária adequada. “Nessa nova gestão, detectamos que 21% dos alunos nessa faixa etária não sabem nem ler, nem escrever, o que prejudica em muito o aprendizado desses alunos”, destacou Márcia Campos, assessora institucional da SME. A SME chegou a esse diagnóstico por meio de uma avaliação de leitura e escrita realizada pelas próprias escolas, no início do ano letivo.

A intervenção pedagógica tem o intuito de auxiliar na construção de competências e habilidades de leitura, escrita, desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e resolução de problemas. A correção de fluxo escolar em alfabetização ocorrerá mediante a utilização de duas estratégias pedagógicas: o Software Luz do Saber e o Programa de Correção de Fluxo em Alfabetização do Ministério da Educação/ Grupo de Estudos em Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA).

O Software Luz do saber é um recurso didático que contribui para a alfabetização, além de promover a inserção na cultura digital. Através dessa metodologia, o aluno participa de atividades no computador e no papel e de jogos que visam à interação com os colegas e com o professor. O GEEMPA também tem foco na alfabetização através de jogos pedagógicos, mas sem o auxílio do computador. Os dois métodos serão aplicados simultaneamente nas turmas de correção de fluxo escolar.

Entre as estratégias adotadas pela SME para que os alunos possam ler e escrever um texto com compreensão, estão: utilizar um período letivo especial com duração de 3 a 5 meses e turmas com até 30 alunos; reorganizar as turmas de 3º ao 5º ano, de modo a enturmar, provisoriamente, os alunos não alfabetizados para efetuar a alfabetização; capacitar os professores na metodologia do Software Luz do Saber e realizar formação específica com os profissionais que trabalharão com o GEEMPA, além de fornecer cadernos e jogos didáticos para os alunos, entre outros.

Após o período de alfabetização, os alunos retornarão às suas turmas de origem. Para que todos os alunos do 3° ao 5° ano da rede municipal de ensino sejam de fato alfabetizados, Dóris Leão, coordenadora do Ensino Fundamental da SME, afirma que é imprescindível a participação de toda a comunidade escolar. “A expectativa é alfabetizar 100% dos alunos dessas turmas. Estamos otimistas e apostando no comprometimento de todos os envolvidos nessa tarefa tão importante. A partir da alfabetização, esses alunos serão inseridos no mundo do conhecimento, isso vai proporcionar a todos eles uma verdadeira evolução”, disse a coordenadora.