A campanha educativa da Prefeitura de Fortaleza sobre o uso correto de capacete para motociclistas, veiculada entre fevereiro e março do ano passado, foi a vencedora na sexta Edição do Prêmio Internacional de Comunicacao para Segurança Viária, durante a Conferência Mundial sobre Prevenção de Lesões e Promoção da Segurança no Trânsito, organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em Bangkok, capital da Tailândia, nesta quarta-feira (07/11).
O Prêmio Internacional de Mídia de Segurança Viária, ou International Safety Media Awards (ISMA, na sigla em inglês) reconhece mídia de segurança de alta qualidade de todo o mundo. Os ISMAs proporcionam aos profissionais de promoção de segurança viária e prevenção de lesões uma oportunidade de compartilhar suas iniciativas educativas de mídia.
De acordo com o Instituto Ibope, cerca de 5 milhões de pessoas receberam a mensagem central da campanha que aparece ao fim do vídeo: “Use sempre o capacete corretamente”.
Um estudo realizado pelo Instituto Multifocus, com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, através da Vital Strategies, num universo de mil entrevistados que usam motocicletas de diferentes classes sociais, 90% disseram que a campanha os fez refletir sobre a necessidade de afivelar o capacete. Um total de 96% dos entrevistados também disse que a campanha foi de fácil compreensão e 95% afirmou que compreendeu as consequências de usar o capacete incorretamente.
De acordo com a última edição do Relatório Anual de Segurança Viária de Fortaleza, as ações empreendidas pela Prefeitura de Fortaleza já permitiram reduzir em cerca de 35 as mortes no trânsito, entre os anos de 2014 e 2017, caindo de 377 para 256 vítimas mortos.
“Temos como meta da Prefeitura avançar ainda mais nessa política de segurança viária, porque isso fica traduzida literalmente como ação de saúde pública”, revela o prefeito Roberto Cláudio, que foi palestrante convidado para a conferência da Organização Mundial da Saúde, realizada na Tailandia.
“Esse é um grande reconhecimento a uma das estratégias que a Prefeitura de Fortaleza tem colocado em prática para conscientizar a população sobre esse grande drama que são as mortes e ferimentos no trânsito. Temos conseguido avançar, e o índice de mortes por 100 mil habitantes caiu 35% nos últimos 4 anos – mas ainda há um longo caminho a percorrer, porque nenhuma morte no trânsito é tolerável”, avalia o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia.
Ezequiel Dantas, engenheiro da Iniciativa Bloomberg, recebeu o prêmio das mãos de um representante do Ministério da Saúde da Tailândia. O prêmio chancela internacionalmente o esforço que a cidade de Fortaleza vem realizando em diversas áreas para promover a Segurança Viária, especialmente a do engajamento social por meio das campanhas em mídias sociais e de mídia de massa. A campanha da ONG americana Safe Kids Worldwide recebeu o segundo lugar na categoria “vídeo ultracurto” (ultra short vídeo, em inglês).
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), com o uso do capacete devidamente preso à cabeça, a probabilidade de morte diminui em 40% e de lesão grave em 70%, ou seja, a cada 100 motociclistas que morrem e não estavam utilizando capacete, 40 teriam sobrevivido se estivessem utilizando, e a cada 100 motociclistas que tiveram lesão grave na cabeça, 70 teriam evitado essa lesão. Vale lembrar que os capacetes possuem prazo de validade que varia entre 3 e 5 anos e após esse período já não oferecem proteção na hora de absorver o impacto de uma colisão.
Para rever o vídeo da campanha da Prefeitura de Fortaleza, vencedor do prêmio, sobre o uso correto do capacete acesse: https://goo.gl/7YvdzR
Sobre o International Safety Media Awards
O primeiro prêmio foi entregue em 2006 em Durban, África do Sul, em conjunto com a conferência da OMS sobre Prevenção e Segurança de Segurança (Safety). Desde 2006, os ISMAs foram realizados em cada conferência subsequente da OMS em Merida, no México, Londres, na Inglaterra, Wellington, na Nova Zelândia e Tampere, na Finlândia.
Este ano mais de 400 peças de mídia foram recebidas de 42 países. Um júri de 11 especialistas em prevenção de lesões e mídia considerou a qualidade da produção, a clareza da mensagem, a inovação / criatividade e os métodos e resultados de avaliação. Os juízes de 2018 são da Nova Zelândia, Austrália, Tailândia, Suécia, EUA, Paquistão, Colômbia, Irã e Peru.
Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global
A política de segurança viária desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza é apoiada pela Bloomberg Philanthropies através de um programa de segurança viária, a "Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global". Em 2015 a capital cearense foi uma das dez cidades contempladas com o projeto e hoje conta com uma equipe de técnicos especializados, além de uma rede internacional de organizações, que dão suporte as ações do poder público municipal em melhorias no gerenciamento de dados, infraestrutura, fiscalização, educação e comunicação.
Em todo o mundo estão participando do mesmo projeto as cidades de Accra, em Gana, Addis Abeba, na Etiópia, Bandung, na Indonésia, Bangkok, na Tailândia, Bogotá, na Colômbia, Ho Chi Minh, no Vietnã, Shanghai, na China, Mumbai, na Índia além de Fortaleza e São Paulo, no Brasil.