08 de February de 2024 em Fortaleza

Prefeitura divulga plano operacional do Carnaval 2024

A operação envolve saúde, segurança, trânsito, transporte, ordenamento, limpeza e fiscalização


banner do carnaval

Para garantir a ordem, a segurança e o conforto dos foliões nos quatro dias de festas do Carnaval 2024, a Prefeitura de Fortaleza montou um plano operacional com a participação de diversos órgãos municipais nas áreas de segurança, saúde, trânsito, ordenamento, limpeza e fiscalização.

“Há um número muito grande de pessoas envolvidas no plano operacional que pretende atender as necessidades do fortalezense e do turista. Um trabalho intenso de diferentes órgãos, instalando o cuidado com a saúde, a limpeza urbana, o ordenamento, entre todos os que estão trabalhando nesse evento de grande porte que coloca Fortaleza no calendário nacional”, afirmou Elpídio Nogueira, titular da Cultura.

Os quatro dias de folia, de 10 a 13 de fevereiro, contarão com oito polos, localizados na Domingos Olímpio, Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz, Benfica e Mercado Aerolândia. Serão diversas atrações locais e nacionais animando o público.

Saiba mais: Confira a programação do Carnaval de Fortaleza 2024 nos oito polos da cidade 

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disciplinará a circulação de veículos nos polos oficiais que sediarão a folia na cidade, coibindo o estacionamento irregular, além de efetuar bloqueios provisórios a fim de assegurar um ir e vir do público com mais fluidez e agilidade. A operação contará com um efetivo diário de 200 agentes e orientadores de tráfego para garantir a segurança viária.

Na Av. Domingos Olímpio, sede do tradicional desfile de Maracatu, o órgão promoverá a interdição da via, a partir de 14h, entre as avenidas Universidade e Aguanambi. A medida se estenderá às vias que dão acesso a este trecho a partir das ruas Antônio Pompeu e Joaquim Magalhães. A atuação se encerrará por volta de 1h da manhã.

Os polos do Aterrinho da Praia de Iracema e Mocinha terão operação conjunta, com coibição de estacionamento da Rua João Cordeiro entre as ruas Historiador Raimundo Girão e Beira Mar a partir das 7h. As interdições serão implementadas em todos os dias de Carnaval, entre 13h e 1h da manhã do dia seguinte.

No Aterrinho, estarão fechadas a Av. Beira-Mar, entre a Rua Ildefonso Albano e Rua Arariús, e também a Rua João Cordeiro, entre a Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Beira-Mar.

O acesso de moradores e hóspedes dos hotéis localizados nos trechos bloqueados será garantido. O órgão aconselha a apresentação do comprovante de endereço aos agentes de trânsito nos postos de bloqueio. Os veículos com pessoas com deficiência também terão acesso permitido para desembarque.

O entorno do Mercado dos Pinhões, localizado na Praça Visconde de Pelotas, tem previsão de bloqueio durante os dias de festa, das 12h às 23h. As equipes estarão nos cruzamentos da Rua Visconde de Pelotas com Rua Gonçalves Ledo, Rua Gonçalves Ledo com Rua Tenente Benévolo e Rua Nogueira Acioli com Rua Pereira Filgueiras. A coibição de estacionamento nos trechos terá início às 8h da manhã.

No Benfica, a Praça João Gentil (Gentilândia) ficará interditada a partir de 10h na Rua Waldery Uchoa com Av. 13 de Maio e nas ruas Paulino Nogueira com Marechal Deodoro, Paulino Nogueira com Santo Antônio e João Gentil com Paulino Nogueira. Agentes e orientadores de tráfego atuarão no polo até as 22h.

Os demais polos Carnaval da Prefeitura de Fortaleza contarão com a presença de agentes de trânsito em viaturas que vão monitorar o tráfego, assegurando a travessia dos foliões e o fluxo de veículos. As intervenções, como bloqueios e desvios temporários, poderão ser implementadas de acordo com a demanda.

Transporte

Todas as linhas serão monitoradas pela Divisão de Monitoramento da ETUFOR através do Centro Operacional Integrado (COI) 24 Horas. Serão disponibilizados 42 veículos para atender os pólos do Aterrinho da Praia de Iracema e Domingos Olímpio. Durante o domingo (11/02), será cobrada a tarifa social, no valor de R$ 3,90 a inteira e R$ 1,50 a meia.

Quase 200 linhas percorrem o entorno dos oito polos do Carnaval, sendo 20 no Aterrinho, sete no Mercado dos Pinhões, 12 na Mocinha, 11 no Passeio Público, oito no Parque Rachel de Queiroz, 26 no Benfica, 22 no Mercado da Aerolândia e 80 na Domingos Olímpio.

Desse total, 23 terão seus itinerários desviados durante os desfiles na Avenida Domingos Olímpio. Para isso, é necessário que a população busque o transporte coletivo nos seguintes endereços: Rua Meton de Alencar, Rua General Sampaio, Av. da Universidade, Rua Senador Pompeu, Av. Duque de Caxias, Av. Imperador, Av. Tristão Gonçalves e Estação aberta do Sagrado Coração de Jesus.

Segurança

Além do efetivo de 1.096 guardas municipais e dos agentes das demais forças de segurança escalados para o período, Fortaleza conta com o uso de tecnologia de videomonitoramento em todos os polos de Pré-Carnaval e Carnaval de 2024. Ao todo, são 30 equipamentos com foco exclusivo nos locais de festa, que fazem parte do parque tecnológico com cinco mil câmeras, distribuídas em áreas estratégicas da cidade e acompanhadas em tempo real por agentes lotados na COI-BM.

A Guarda Municipal também cuidará da segurança do evento com ações de patrulhamento em viaturas, motos, bicicletas e a pé. Entre os 1.096 agentes escalados na Operação do período carnavalesco, estão guardas municipais, subinspetores e inspetores.

Os agentes de segurança atuam ainda no apoio junto aos servidores de órgãos de fiscalização e controle, como Agefis, AMC e Regionais onde os eventos festivos ocorrem, além de também reforçar as equipes dos Terminais da Integração para garantir a maior segurança para passageiros na ida e no retorno nos dias de festa.

Limpeza Urbana

O plano de trabalho de limpeza urbana, definido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) em parceria com a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), prevê limpezas diárias após os eventos. Os pólos do Aterrinho, Mercado dos Pinhões, Parque Rachel de Queiroz e Passeio Público contarão com equipes de 8 a 13 garis, em um regime de quatro horas de trabalho. Os pólos da Av. Domingos Olímpio, Benfica, Mocinha e Mercado Aerolândia terão o serviço de limpeza feito pela coleta domiciliar, com caminhão compactador, após término do evento e liberação do espaço.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também estará atuando no Carnaval 2024. Serão disponibilizados quatro Postos Médicos Avançados (PMA), com 42 profissionais ao todo, sendo um no Aterrinho da Praia de Iracema, um no polo do Mercado dos Pinhões, um na Av. Domingos Olímpio e outro no Benfica. Os demais polos contarão com apoio de unidade móvel de atendimento (ambulância).

Fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará nos quatro dias de evento, em todos os pólos. Ao todo, mais de 300 agentes, entre fiscais, coordenadores e auxiliares, realizarão o controle urbano dos eventos, com o objetivo de impedir o comércio irregular e obstruções indevidas nos logradouros, além de garantir o devido cumprimento das autorizações emitidas pelas Secretarias Regionais apreendendo, quando necessário, equipamentos e materiais proibidos.

Ainda, os serviços de saúde que prestarão apoio ao evento serão inspecionados pelos agentes de Vigilância Sanitária, na busca de prevenir irregularidades para o necessário atendimento à população presente. A Agefis também contará com equipes volantes por toda a cidade, atendendo a denúncias e em busca ativa no combate à poluição sonora e perturbação do sossego alheio, coibindo a utilização indevida de paredões de som, equipamentos proibidos por lei.

Ordenamento

Para incentivar a geração de emprego e renda, a Prefeitura de Fortaleza deu permissão a 1.210 vendedores ambulantes, que irão trabalhar com o comércio de alimentos, bebidas e adereços nos polos de Carnaval nas Regionais 2, 3, 4, 6 e 12.

Na Regional 2, 560 ambulantes serão autorizados para atuar nos polos Mocinha e Aterrinho da Praia de Iracema. Na Regional 3, as festividades acontecem no Parque Rachel de Queiroz com 387 comerciantes que já têm permissão para trabalharem no local. Na Regional 4, 159 comerciantes foram contemplados com a permissão para atuar nos eventos que acontecerão na Praça João Gentil e na Avenida Domingos Olímpio. No polo do Mercado da Aerolândia, a Regional 6 disponibilizou 10 vagas para os comerciantes interessados. E a Regional 12 autorizou 94 ambulantes para trabalhar nos polos Mercado dos Pinhões e Passeio Público.

Durante todo o Ciclo Carnavalesco, a atividade dos comerciantes autorizados é orientada por equipes das Secretarias Regionais, conforme plano operacional elaborado para as festividades.

Prefeitura divulga plano operacional do Carnaval 2024

A operação envolve saúde, segurança, trânsito, transporte, ordenamento, limpeza e fiscalização

banner do carnaval

Para garantir a ordem, a segurança e o conforto dos foliões nos quatro dias de festas do Carnaval 2024, a Prefeitura de Fortaleza montou um plano operacional com a participação de diversos órgãos municipais nas áreas de segurança, saúde, trânsito, ordenamento, limpeza e fiscalização.

“Há um número muito grande de pessoas envolvidas no plano operacional que pretende atender as necessidades do fortalezense e do turista. Um trabalho intenso de diferentes órgãos, instalando o cuidado com a saúde, a limpeza urbana, o ordenamento, entre todos os que estão trabalhando nesse evento de grande porte que coloca Fortaleza no calendário nacional”, afirmou Elpídio Nogueira, titular da Cultura.

Os quatro dias de folia, de 10 a 13 de fevereiro, contarão com oito polos, localizados na Domingos Olímpio, Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz, Benfica e Mercado Aerolândia. Serão diversas atrações locais e nacionais animando o público.

Saiba mais: Confira a programação do Carnaval de Fortaleza 2024 nos oito polos da cidade 

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disciplinará a circulação de veículos nos polos oficiais que sediarão a folia na cidade, coibindo o estacionamento irregular, além de efetuar bloqueios provisórios a fim de assegurar um ir e vir do público com mais fluidez e agilidade. A operação contará com um efetivo diário de 200 agentes e orientadores de tráfego para garantir a segurança viária.

Na Av. Domingos Olímpio, sede do tradicional desfile de Maracatu, o órgão promoverá a interdição da via, a partir de 14h, entre as avenidas Universidade e Aguanambi. A medida se estenderá às vias que dão acesso a este trecho a partir das ruas Antônio Pompeu e Joaquim Magalhães. A atuação se encerrará por volta de 1h da manhã.

Os polos do Aterrinho da Praia de Iracema e Mocinha terão operação conjunta, com coibição de estacionamento da Rua João Cordeiro entre as ruas Historiador Raimundo Girão e Beira Mar a partir das 7h. As interdições serão implementadas em todos os dias de Carnaval, entre 13h e 1h da manhã do dia seguinte.

No Aterrinho, estarão fechadas a Av. Beira-Mar, entre a Rua Ildefonso Albano e Rua Arariús, e também a Rua João Cordeiro, entre a Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Beira-Mar.

O acesso de moradores e hóspedes dos hotéis localizados nos trechos bloqueados será garantido. O órgão aconselha a apresentação do comprovante de endereço aos agentes de trânsito nos postos de bloqueio. Os veículos com pessoas com deficiência também terão acesso permitido para desembarque.

O entorno do Mercado dos Pinhões, localizado na Praça Visconde de Pelotas, tem previsão de bloqueio durante os dias de festa, das 12h às 23h. As equipes estarão nos cruzamentos da Rua Visconde de Pelotas com Rua Gonçalves Ledo, Rua Gonçalves Ledo com Rua Tenente Benévolo e Rua Nogueira Acioli com Rua Pereira Filgueiras. A coibição de estacionamento nos trechos terá início às 8h da manhã.

No Benfica, a Praça João Gentil (Gentilândia) ficará interditada a partir de 10h na Rua Waldery Uchoa com Av. 13 de Maio e nas ruas Paulino Nogueira com Marechal Deodoro, Paulino Nogueira com Santo Antônio e João Gentil com Paulino Nogueira. Agentes e orientadores de tráfego atuarão no polo até as 22h.

Os demais polos Carnaval da Prefeitura de Fortaleza contarão com a presença de agentes de trânsito em viaturas que vão monitorar o tráfego, assegurando a travessia dos foliões e o fluxo de veículos. As intervenções, como bloqueios e desvios temporários, poderão ser implementadas de acordo com a demanda.

Transporte

Todas as linhas serão monitoradas pela Divisão de Monitoramento da ETUFOR através do Centro Operacional Integrado (COI) 24 Horas. Serão disponibilizados 42 veículos para atender os pólos do Aterrinho da Praia de Iracema e Domingos Olímpio. Durante o domingo (11/02), será cobrada a tarifa social, no valor de R$ 3,90 a inteira e R$ 1,50 a meia.

Quase 200 linhas percorrem o entorno dos oito polos do Carnaval, sendo 20 no Aterrinho, sete no Mercado dos Pinhões, 12 na Mocinha, 11 no Passeio Público, oito no Parque Rachel de Queiroz, 26 no Benfica, 22 no Mercado da Aerolândia e 80 na Domingos Olímpio.

Desse total, 23 terão seus itinerários desviados durante os desfiles na Avenida Domingos Olímpio. Para isso, é necessário que a população busque o transporte coletivo nos seguintes endereços: Rua Meton de Alencar, Rua General Sampaio, Av. da Universidade, Rua Senador Pompeu, Av. Duque de Caxias, Av. Imperador, Av. Tristão Gonçalves e Estação aberta do Sagrado Coração de Jesus.

Segurança

Além do efetivo de 1.096 guardas municipais e dos agentes das demais forças de segurança escalados para o período, Fortaleza conta com o uso de tecnologia de videomonitoramento em todos os polos de Pré-Carnaval e Carnaval de 2024. Ao todo, são 30 equipamentos com foco exclusivo nos locais de festa, que fazem parte do parque tecnológico com cinco mil câmeras, distribuídas em áreas estratégicas da cidade e acompanhadas em tempo real por agentes lotados na COI-BM.

A Guarda Municipal também cuidará da segurança do evento com ações de patrulhamento em viaturas, motos, bicicletas e a pé. Entre os 1.096 agentes escalados na Operação do período carnavalesco, estão guardas municipais, subinspetores e inspetores.

Os agentes de segurança atuam ainda no apoio junto aos servidores de órgãos de fiscalização e controle, como Agefis, AMC e Regionais onde os eventos festivos ocorrem, além de também reforçar as equipes dos Terminais da Integração para garantir a maior segurança para passageiros na ida e no retorno nos dias de festa.

Limpeza Urbana

O plano de trabalho de limpeza urbana, definido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) em parceria com a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), prevê limpezas diárias após os eventos. Os pólos do Aterrinho, Mercado dos Pinhões, Parque Rachel de Queiroz e Passeio Público contarão com equipes de 8 a 13 garis, em um regime de quatro horas de trabalho. Os pólos da Av. Domingos Olímpio, Benfica, Mocinha e Mercado Aerolândia terão o serviço de limpeza feito pela coleta domiciliar, com caminhão compactador, após término do evento e liberação do espaço.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também estará atuando no Carnaval 2024. Serão disponibilizados quatro Postos Médicos Avançados (PMA), com 42 profissionais ao todo, sendo um no Aterrinho da Praia de Iracema, um no polo do Mercado dos Pinhões, um na Av. Domingos Olímpio e outro no Benfica. Os demais polos contarão com apoio de unidade móvel de atendimento (ambulância).

Fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará nos quatro dias de evento, em todos os pólos. Ao todo, mais de 300 agentes, entre fiscais, coordenadores e auxiliares, realizarão o controle urbano dos eventos, com o objetivo de impedir o comércio irregular e obstruções indevidas nos logradouros, além de garantir o devido cumprimento das autorizações emitidas pelas Secretarias Regionais apreendendo, quando necessário, equipamentos e materiais proibidos.

Ainda, os serviços de saúde que prestarão apoio ao evento serão inspecionados pelos agentes de Vigilância Sanitária, na busca de prevenir irregularidades para o necessário atendimento à população presente. A Agefis também contará com equipes volantes por toda a cidade, atendendo a denúncias e em busca ativa no combate à poluição sonora e perturbação do sossego alheio, coibindo a utilização indevida de paredões de som, equipamentos proibidos por lei.

Ordenamento

Para incentivar a geração de emprego e renda, a Prefeitura de Fortaleza deu permissão a 1.210 vendedores ambulantes, que irão trabalhar com o comércio de alimentos, bebidas e adereços nos polos de Carnaval nas Regionais 2, 3, 4, 6 e 12.

Na Regional 2, 560 ambulantes serão autorizados para atuar nos polos Mocinha e Aterrinho da Praia de Iracema. Na Regional 3, as festividades acontecem no Parque Rachel de Queiroz com 387 comerciantes que já têm permissão para trabalharem no local. Na Regional 4, 159 comerciantes foram contemplados com a permissão para atuar nos eventos que acontecerão na Praça João Gentil e na Avenida Domingos Olímpio. No polo do Mercado da Aerolândia, a Regional 6 disponibilizou 10 vagas para os comerciantes interessados. E a Regional 12 autorizou 94 ambulantes para trabalhar nos polos Mercado dos Pinhões e Passeio Público.

Durante todo o Ciclo Carnavalesco, a atividade dos comerciantes autorizados é orientada por equipes das Secretarias Regionais, conforme plano operacional elaborado para as festividades.