A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, lançou, nesta quinta-feira (23/11), durante coletiva de imprensa, o plano operacional da quarta edição do Ironman Brasil Fortaleza, que acontece neste domingo (26/11).
Na ocasião, foram divulgados desvios de transporte público e da Ciclofaixa de lazer, além dos planos de segurança durante o dia da prova, pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual, assim como detalhes do percurso, números de inscritos e estimativa do impacto financeiro que o evento deve trazer para a cidade.
Linhas de ônibus com desvios temporários
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que será necessário o desvio de 15 linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público, enquanto ocorrer o evento.
As linhas serão monitoradas pelo Centro Operacional Integrado (COI).
São elas:
016 - Cuca Barra/Papicu,
051 - Grande Circular I,
070 - Cuca Barra/Parangaba,
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe,
092 - Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema,
101 - Beira Rio,
102 - Vila Santo Antônio/Nossa Senhora das Graças,
106 - Floresta/Centro,
110 - Vila do Mar/Centro,
130 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra II,
132 - Vila Santo Antônio/Riomar Kennedy, 706 - Barra do Ceará/Antônio Bezerra (STPC),
711 - Barra do Ceará/Cais do Porto,
754 - Granja Lisboa/Goiabeiras (STPC)
909 - Praia do Futuro/Caça e Pesca/Beira Mar.
Tráfego
A modalidade de triathlon de longas distâncias, que compreende natação, ciclismo e corrida, receberá o suporte de 124 operadores, sendo 54 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e 70 orientadores de tráfego. O efetivo controlará o tráfego e efetuará os bloqueios necessários durante a prova.
O planejamento do trânsito será executado desde as 23h de sábado (25/11) até o fim do evento. Os primeiros trabalhos terão início com a proibição de estacionamento nos passeios e ao longo das vias Adolfo Caminha, Pessoa Anta, Almirante Barroso e Beira-Mar, a fim de garantir a liberação dessas avenidas para a realização da prova.
No domingo da disputa, a partir de 6h, os competidores já estarão realizando a prova de natação. Posteriormente, darão início ao ciclismo em um percurso entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante.
Saindo do Marina Park Hotel, os ciclistas seguirão pela Av. Presidente Castello Branco (Leste-Oeste) até a Ponte do Rio Ceará, seguindo pela Av. Ulisses Guimarães e passando pelo pedágio desativado.
O trânsito será compartilhado ao longo da Av. Castello Branco, ficando a faixa de tráfego junto ao canteiro central disponibilizada para os ciclistas tanto no sentido ida quanto na volta.
Todos os cruzamentos ao longo do trecho da competição estarão bloqueados nos horários determinados, desde as 5h30, o que exigirá atenção dos motoristas. O acesso a estas vias interditadas deve ser realizado conforme orientação da AMC.
Para os moradores de bairros como Pirambu, Cristo Redentor e adjacências que quiserem cruzar a Av. Presidente Castello Branco, o indicado é seguir em direção à Av. José Lima Verde e fazer um retorno em baixo da ponte do Rio Ceará. Já o desvio geral para quem trafega na Av. Leste-Oeste (sentido Centro/Barra) é dobrar à esquerda na Rua Jacinto Matos e utilizar a Av. Francisco Sá.
Após o ciclismo, terá início a corrida, que também contará com o suporte operacional do órgão. Essa prova será realizada em 21,1 Km, em um percurso que sai do Marina Park e vai até o Mercado dos Peixes.
O trânsito também será compartilhado ao longo do trecho, e a faixa junto ao calçadão será utilizada pelos corredores.