A Prefeitura de Fortaleza divulga, nesta segunda-feira (10/02), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), o resultado final da segunda fase do processo seletivo de 16 jovens multiplicadores que deverão atuar no percurso formativo do terceiro ano do Projeto Reconhecer e Mudar nas escolas de Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino de Fortaleza. As atividades estão previstas para começar no dia 18 de fevereiro.
Na segunda fase, os candidatos passaram por entrevistas realizadas por uma Comissão de Seleção e os aprovados já devem assinar os termos de compromisso nesta terça-feira (11/02). Para isso, os jovens devem comparecer à Coordenadoria Especial de Juventude portando documentos indicados em lista disponível no edital.
A jovem Juliana Kelly do Nascimento, de 19 anos, conta que conheceu o Projeto por meio das redes sociais e quando soube do processo seletivo, logo decidiu participar. “Achei incrível a possibilidade de juntar diversos jovens de Fortaleza em um só propósito e com as mais diversas vivências, no intuito de mudar e impactar positivamente a sociedade e os outros jovens de Fortaleza”, afirma.
Quando perguntada sobre as expectativas para o início das atividades, Juliana responde que busca desenvolvimento. "Eu quero me desenvolver e desenvolver os meus colegas porque acho que todos nós só temos a agregar uns aos outros. Minha expectativa está lá em cima para fazer algo bom para o mundo e contribuir positivamente. Estou muito ansiosa para essa nova fase”, destaca.
Sobre o processo seletivo
O processo teve início no dia 17 de fevereiro, quando iniciaram as inscrições para jovens entre 18 e 27 anos, dividido em duas etapas de seleção, ambas em caráter eliminatório: a primeira de análise curricular e a segunda de entrevistas dos candidatos.
Mais informações
O terceiro ano de atividades do Projeto Reconhecer e Mudar (Recognize and Change) se concentrará na violência como uma das possíveis consequências da discriminação, suas formas, autor e vítima, reações assertivas e cultura do respeito.
Os jovens selecionados terão formação gratuita que abrangerá os seguintes pontos: aprofundamento de conhecimentos sobre temas do Projeto, introdução à Peer Education e conhecimento de técnicas de animação.
Após a formação, os jovens deverão planejar e realizar, junto com a equipe do Projeto Reconhecer e Mudar, atividades, como oficinas nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, encontros para promoção e debate de assuntos relacionados às diretrizes do Projeto, além de conferências e eventos públicos, bem como participação em intercâmbio internacional.
Saiba mais
O objetivo do Projeto Recognize and Change (Reconhecer e Mudar) é aumentar a conscientização sobre as diferentes formas de violência e discriminação nas escolas. A meta é se tornar uma participação ativa na difusão de uma cultura ainda mais inclusiva. O Projeto envolve os seguintes países: Itália, Bulgária, Cabo Verde, França, Grécia, Portugal, Romênia, Espanha e Brasil.