07 de janeiro de 2014 em Educação

Prefeitura divulga resultado final da seleção pública para coordenadores pedagógicos da rede municipal

Esta é a primeira vez que os coordenadores pedagógicos passam por seleção para assumir o referido cargo nas escolas de Fortaleza


Os candidatos selecionados deverão indicar cinco opções de escolas de sua preferência para lotação

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), divulgou na segunda-feira (06/01), o resultado final da seleção pública para coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal de ensino. O resultado está disponível no site do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), no link: http://www.cetrede.com.br:8081/concursos/. Ao todo, 1.454 candidatos foram aprovados.

Os candidatos selecionados deverão indicar cinco opções de escolas de sua preferência para lotação. A indicação será feita no próprio site da SME: www.sme.fortaleza.ce.gov.br/educacao, no período de 7 a 10 de janeiro de 2014.

Posteriormente, os coordenadores pedagógicos serão submetidos a entrevistas em todas as escolas de sua opção. No momento da entrevista, deverão apresentar currículo resumido, assim como um Plano de Trabalho, com o objetivo de nortear o entrevistador (diretor) na condução do processo avaliativo. A entrevista tem por objetivo a escolha do profissional com o perfil técnico mais adequado para a escola.

Sobre o processo

Esta é a primeira vez que os coordenadores pedagógicos passam por seleção para assumir o referido cargo nas escolas de Fortaleza. O processo seletivo foi realizado pela Coordenadoria de Concursos (CCV) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ocorreu em duas etapas. 

A primeira foi composta por duas fases: seleção de Prova de Títulos dos candidatos e prova objetiva de 50 questões de múltipla escolha, comum a todos os candidatos, de caráter eliminatório e obrigatório. 

A segunda etapa se deu através de um curso de fundamentação, também obrigatório e eliminatório, na modalidade à distância, com carga horária de 40 (quarenta) horas. Ao final do curso, foi realizada prova objetiva sobre os conteúdos abordados, considerando a parte comum e a de aprofundamento escolhida pelo candidato. Adivulgação do resultado final constitui o banco de recursos humanos para o cargo em comissão de coordenador pedagógico e dará início ao processo de lotação.
 
Atribuições do cargo

O coordenador pedagógico possui a função estratégica de formador, articulador e transformador do ambiente escolar, pois dele depende, em grande parte, os resultados positivos da aprendizagem. Deve articular os programas, os projetos e as ações da escola, com a proposta curricular e os conteúdos programáticos desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento, através de um projeto educativo que envolva, de forma participativa, professores, gestores, pais e alunos, a fim de harmonizar esses sujeitos para responder às grandes questões da educação atual: de quem é a responsabilidade pelo aprendizado dos alunos? Como trabalhar o conteúdo de um currículo fixo de maneira diferente em cada turma? Como quebrar a barreira das disciplinas? Como apoiar o professor e contribuir com a sua formação? Como contribuir com novas metodologias de ensino para as diversas áreas do conhecimento?

Prefeitura divulga resultado final da seleção pública para coordenadores pedagógicos da rede municipal

Esta é a primeira vez que os coordenadores pedagógicos passam por seleção para assumir o referido cargo nas escolas de Fortaleza

Os candidatos selecionados deverão indicar cinco opções de escolas de sua preferência para lotação

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), divulgou na segunda-feira (06/01), o resultado final da seleção pública para coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal de ensino. O resultado está disponível no site do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), no link: http://www.cetrede.com.br:8081/concursos/. Ao todo, 1.454 candidatos foram aprovados.

Os candidatos selecionados deverão indicar cinco opções de escolas de sua preferência para lotação. A indicação será feita no próprio site da SME: www.sme.fortaleza.ce.gov.br/educacao, no período de 7 a 10 de janeiro de 2014.

Posteriormente, os coordenadores pedagógicos serão submetidos a entrevistas em todas as escolas de sua opção. No momento da entrevista, deverão apresentar currículo resumido, assim como um Plano de Trabalho, com o objetivo de nortear o entrevistador (diretor) na condução do processo avaliativo. A entrevista tem por objetivo a escolha do profissional com o perfil técnico mais adequado para a escola.

Sobre o processo

Esta é a primeira vez que os coordenadores pedagógicos passam por seleção para assumir o referido cargo nas escolas de Fortaleza. O processo seletivo foi realizado pela Coordenadoria de Concursos (CCV) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ocorreu em duas etapas. 

A primeira foi composta por duas fases: seleção de Prova de Títulos dos candidatos e prova objetiva de 50 questões de múltipla escolha, comum a todos os candidatos, de caráter eliminatório e obrigatório. 

A segunda etapa se deu através de um curso de fundamentação, também obrigatório e eliminatório, na modalidade à distância, com carga horária de 40 (quarenta) horas. Ao final do curso, foi realizada prova objetiva sobre os conteúdos abordados, considerando a parte comum e a de aprofundamento escolhida pelo candidato. Adivulgação do resultado final constitui o banco de recursos humanos para o cargo em comissão de coordenador pedagógico e dará início ao processo de lotação.
 
Atribuições do cargo

O coordenador pedagógico possui a função estratégica de formador, articulador e transformador do ambiente escolar, pois dele depende, em grande parte, os resultados positivos da aprendizagem. Deve articular os programas, os projetos e as ações da escola, com a proposta curricular e os conteúdos programáticos desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento, através de um projeto educativo que envolva, de forma participativa, professores, gestores, pais e alunos, a fim de harmonizar esses sujeitos para responder às grandes questões da educação atual: de quem é a responsabilidade pelo aprendizado dos alunos? Como trabalhar o conteúdo de um currículo fixo de maneira diferente em cada turma? Como quebrar a barreira das disciplinas? Como apoiar o professor e contribuir com a sua formação? Como contribuir com novas metodologias de ensino para as diversas áreas do conhecimento?