Fortaleza iniciará, a partir da próxima segunda-feira (20/07), a quarta fase do Plano de Retomada Gradual das Atividades Econômicas e Comportamentais. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana anunciaram, nesta sexta-feira (17/07), detalhes relacionados à decisão prevista em decreto, que deverá ser publicado neste sábado (18/07).
Em virtude da atual situação epidemiológica da Capital, marcada pela redução do número de casos, de internações e de óbitos causados pela Covid-19, os restaurantes de Fortaleza funcionarão, inclusive, no período noturno, estendendo o horário de atendimento presencial até as 23 horas. A determinação, em vigor a partir do próximo dia 20, inclui, além do cumprimento de protocolos sanitários específicos, a obrigatoriedade do uso de máscaras e de álcool gel.
No entanto, diversas atividades anteriormente previstas para a quarta fase seguem em reavaliação. “Estamos discutindo, junto às autoridades sanitárias, o retorno de aulas presenciais, eventos, espetáculos, clubes, bares, cinemas e academias. A partir da próxima segunda-feira, continuaremos a realizar reuniões para a definição de protocolos. Fortaleza caminha dentro do plano de forma sustentável e responsável. Há uma preocupação para que não haja retrocesso”, justificou Camilo Santana.
Os representantes das categorias não autorizadas participarão, junto aos especialistas, dos diálogos para a definição do processo de retomada. “Com segurança e clareza, sinalizaremos novas autorizações, prazos e protocolos. A pandemia traz consequências em diversas dimensões, mas o cuidado com a vida e o zelo com a saúde têm que ser prioridade”, adiantou Roberto Cláudio.
O Prefeito mensurou, ainda, os impactos estimados a partir do avanço. “A quarta fase do plano de retomada representa mais atividades abertas e mais empregos sendo gerados. Tudo isso de forma planejada, programada, gradual e responsável. Por isso, seguimos para a nona semana de abertura com tendência de queda do número de óbitos”, informou, reiterando a importância do isolamento precoce implantado na Capital e das precauções indispensáveis durante a pandemia do novo coronavírus.
Embora diante de indicadores favoráveis, a atenção aos cuidados preventivos básicos segue necessária. “Os indicadores de saúde foram e continuarão sendo o nosso guia orientador deste processo. Foram eles que permitiram a evolução de todas as fases até agora. Para cada uma das ações, há um protocolo sanitário específico. Precisamos seguir evitando aglomerações e riscos à saúde, usando máscara, garantindo o distanciamento adequado e higienizando bem as mãos”, alertou o Prefeito.