O prefeito Roberto Cláudio e a vice-governadora Izolda Cela participaram, na manhã desta terça-feira (30/07), do Seminário O Brasil e a Estratégia do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) – Desafios na Região Nordeste, no Palácio da Abolição. O encontro, que tem como objetivo debater o fortalecimento do investimento em infraestrutura e desenvolvimento sustentável na região, faz parte das atividades de comemoração de cinco anos de criação do Banco, formalizado em Fortaleza durante encontro do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em 2014.
Durante o evento foram apresentados a estratégia do NBD, os resultados alcançados em seus primeiros anos de operação e as modalidades e perspectivas de operação do NDB em infraestrutura no Brasil.
De acordo com Roberto Cláudio, a ação vem aprimorar o relacionamento entre a instituição financeira e Fortaleza em prol de novos investimentos na Cidade.“Temos um diálogo em andamento com o banco e tive a oportunidade de estar em sua sede em Xangai. Formalizamos uma carta consulta com prioridades que foram baseadas no nosso planejamento Fortaleza 2040, com enfoque em infraestrutura, na área de resíduos sólidos, mobilidade urbana — por meio da implantação de novos BRTs —, e de educação e saneamento”, afirmou.
Já Isolda Cela lembrou que esta é mais uma oportunidade de desenvolver políticas públicas para o Ceará. “Temos uma possibilidade de construir projetos significativos para o Estado. As áreas de investimento do NDB são importantíssimas para nós, como água, irrigação, saneamento, além de mobilidade urbana e infraestrutura, que trazem impactos importantes à sociedade”, completou.
O vice-presidente do NDB, J.B Sarquis, ratificou a disponibilidade do Banco na parceria com os governos locais, quando reafirmou o interesse da realização de projetos com enfoque na região Nordeste. “Estamos ampliando e diversificando nossa carteira de projetos, que tem que ser vista sempre de maneira evolutiva e dinâmica. Os projetos são construídos juntos, sendo parceiros nessa empreitada. É importante que os projetos sejam bem desenhados e vemos boas oportunidades aqui.”, declarou.
O seminário, que teve como anfitriã a vice-governadora cearense Izolda Cela, contou ainda com a presença do secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Alfredo Gomes, representantes do governo federal, estaduais e municipais do Nordeste, entre eles do secretariado de Fortaleza, sendo uma oportunidade para que os participantes apresentassem sugestões sobre como o NDB poderá fortalecer sua atuação no Brasil nos setores de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, especialmente no Nordeste, nos próximos anos.
NDB
O acordo que criou o NDB, o banco dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) – nome do bloco econômico de países considerados emergentes, foi assinado na Cúpula de Fortaleza, em 15 de julho de 2014, e entrou em vigor no dia 3 de julho de 2015. A sede do banco é em Xangai, na China.
O NDB visa prestar apoio financeiro a projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, públicos ou privados, nos países do BRICS e em outras economias emergentes e países em desenvolvimento. O capital subscrito inicial do banco é de US$ 50 bilhões, havendo autorização para chegar a US$ 100 bilhões.