A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará inauguraram, por meio do Programa Juntos por Fortaleza, na noite desta terça-feira (03/03), a Areninha da Vila Manoel Sátiro, 49º equipamento do tipo instalado na Capital. Conhecida como Campo do São Paulo, a Areninha irá ampliar oportunidades esportivas, oferecendo um espaço seguro de lazer, convivência social e formação cidadã.
Dentre as estruturas oferecidas, destacam-se campo com gramado sintético, arquibancadas, refletores, vestiários, projeto paisagístico, mobiliários urbanos e Academia ao Ar Livre. “Este, além de ser um equipamento esportivo, cumpre um papel social e atua na redução de desigualdades, na promoção da autoestima e na organização da própria comunidade. Onde há uma Areninha, há mais paz, mais harmonia, mais movimentação da economia e mais congregação comunitária”, declarou o Prefeito, que, na ocasião, esteve acompanhado por secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.
Ouça o áudio do prefeito Roberto Cláudio:
A população aprovou a novidade. Emanuel Lucas, de 13 anos, sonha em atuar como atleta profissional. Amante e praticante do futebol desde os 5 anos de idade, o estudante deseja compor o elenco de grandes clubes brasileiros e garantir o sustento da família. “Sou torcedor do Fortaleza, mas tenho paixão por vários clubes, como o Flamengo. Jogo bola desde pequeno, quero melhorar meu futebol e viver disso, oferecendo uma vida melhor à minha mãe. Sei que, para isso, preciso treinar muito. A Areninha pode facilitar a realização do meu sonho”, considerou.
Orçado em R$ 800 mil, o equipamento recém-inaugurado possui 3.788,09m² de área total e fortalecerá, ainda este ano, o Projeto Escola Areninha, cujo objetivo é ampliar o ensino integral, reforçando o aprendizado da Língua Portuguesa e da Matemática. Paralelamente, a democratização do acesso a práticas esportivas deve potencializar o desenvolvimento pessoal, educacional e profissional de jovens fortalezenses.
“Neste mês de março, por meio do Projeto Escola Areninha, nós vamos iniciar uma experiência que une duas políticas públicas muito importantes da Prefeitura: a Escola em Tempo Integral e a Areninha. Algumas Areninhas da Cidade serão contempladas. Esta será uma delas. Serão equipamentos feitos em container, com refeitório, que beneficiarão cerca de 350 alunos cada. O objetivo é ofertar atividades no contraturno escolar. O estudante será acompanhado por professores do Município e educadores físicos”, detalhou o prefeito Roberto Cláudio.
Nessa perspectiva, de acordo com o secretário de Governo de Fortaleza, Samuel Dias, 50 equipamentos da Cidade serão beneficiados até agosto de 2020, contemplando cerca de 16 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.
Expansão da iniciativa
Representando o governador Camilo Santana, o secretário Estadual do Esporte, Rogério Pinheiro, celebrou a expansão do Projeto Areninhas, que, por meio da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, está urbanizando e requalificando campos de futebol em territórios com alto índice de vulnerabilidade social, estimulando a ocupação saudável de espaços públicos e auxiliando, sobretudo, a formação de novos atletas.
“Esta é uma política pública que tem dado muito certo. Está transformando a realidade do Município. Aqui havia um campo de barro com um lixão no seu entorno. Agora, este equipamento está revitalizado, transformando aspectos sociais e estimulando, além do esporte e do lazer, a economia local por meio do empreendedorismo. Todo o Estado está sendo contemplado”, acrescentou.
Ouça o áudio do secretário Rogério Pinheiro:
Projeto Atleta Cidadão
Nas Areninhas, também são implantados núcleos de projetos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) em parceria com a Fetriece (Federação de Triathon do Estado do Ceará), como o Atleta Cidadão.
A iniciativa oferece todo o material necessário à prática do futebol e contempla crianças e jovens entre 8 e 29 anos.
As inscrições são realizadas mediante preenchimento de formulário e repasse de informações indispensáveis.
Os horários das atividades são definidos de acordo com a demanda da comunidade.