Na manhã desta terça-feira (29/12), a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado entregaram, por meio do Programa Juntos por Fortaleza, a Praça Menezes Serpa, no bairro Vila Velha (Regional I), totalmente requalificada. A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, e a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, visitaram o local. O equipamento contribui com a segurança, estimula a ocupação saudável e garante entretenimento e espaço de convivência à comunidade. Para as intervenções foram investidos cerca de R$ 490 mil.
Carol Bezerra ressaltou a importância das praças para o desenvolvimento infantil. “É com muita alegria que estamos aqui no bairro Vila Velha para entregar mais uma praça requalificada. Os espaços públicos são importantes para o desenvolvimento das crianças e garantem um tempo de brincadeira e socialização”, discursou.
Com a revitalização da praça, os moradores passam a usufruir de cotidiano transformador, que conta com Brinquedopraça, quiosque do Leitura na Praça, Academia ao Ar Livre, nova iluminação e pintura, projeto paisagístico, mobiliários urbanos, suportes adequados à prática de jogos de tabuleiro, paraciclos, melhorias voltadas à acessibilidade, além de pavimentação de vias localizadas no entorno.
Onélia Santana destacou a participação da comunidade na conservação do equipamento. “Cuidem com carinho desse espaço de lazer e desenvolvimento”, disse. A Brinquedopraça, do Programa Mais Infância Ceará, é direcionada a crianças entre 02 e 12 anos e é composta por piso anti-impacto e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.
O acesso à leitura e a demais manifestações culturais também vem sendo expandido pelo Município. O Projeto Leitura na Praça, idealizado pela primeira-dama da Capital, Carol Bezerra, chegou, até o momento, a 39 equipamentos instalados, deste total, oito estão em bairros da Regional I. Cada quiosque é composto por 400 livros disponíveis à população para leitura rotativa. Dentre as temáticas exploradas nas obras, destacam-se solidariedade, cidadania, autoestima, vínculos familiares, sonhos e criatividade.
A aposentada Maria Carlita de Andrade levou o neto João Vitor, de 5 anos, para curtir a praça e aprovou o espaço para a leitura infantil e os brinquedos. “Em vez de estar no celular, meu neto vem à praça para ler um livro, brincar, correr e pular. Isso é muito importante para o desenvolvimento dele”, afirmou.
Além de auxiliar no processo de aprimoramento da linguagem, a leitura amplia o vínculo afetivo entre pais e filhos e fortalece a estrutura psíquica e emocional da criança, possibilitando a constituição de bases seguras para a autonomia e o relacionamento social. Os adotantes dos quiosques de leitura passam por uma capacitação da Prefeitura voltada à autogestão do equipamento.
Ao longo dos últimos oito anos, a atual gestão desenvolveu o maior programa de requalificação de espaços públicos e áreas verdes da capital cearense. Foram revitalizadas, até o momento, 461 praças em todas as Regionais. A iniciativa faz com que áreas de lazer sejam beneficiadas com verdadeiras transformações estruturais e sociais.