A eficácia, a segurança e a ampliação à adesão a vacina pediátrica contra a Covid-19 foram tema do encontro entre a Prefeitura de Fortaleza e a Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), nesta quarta-feira (16/02). A titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, representou o poder público.
O debate, que ocorreu de forma híbrida, contou com a participação de médicos pediatras de todo o Estado e membros da Socep. Durante a programação, os profissionais também receberam bótons com a frase de estímulo à vacinação "Eu, pediatra, indico todas as vacinas", como forma demonstrar para a população a indicação dos profissionais de saúde à vacinação pediátrica.
“Estamos reunidos para fazer um panorama da vacinação pediátrica em Fortaleza. Nós, como pediatras, devemos estimular a população para a adesão a todas as vacinas, incluindo a que protege contra a Covid-19”, afirma Ana Maria Cavalcante, presidente da Socep.
A titular da SMS agradeceu a parceria dos pediatras e celebrou os resultados alcançados pela Prefeitura de Fortaleza em pouco mais de 30 dias do início da vacinação infantil no Município. “Ultrapassamos a marca de 100 mil crianças com a primeira dose. São 104.731 crianças vacinadas até o momento. Um grande avanço no combate à pandemia”, enfatiza Ana Estela.
A secretária compartilhou com os presentes as ações realizadas simultaneamente pela Prefeitura, visando estimular a busca ativa e dar celeridade à aplicação da vacina pediátrica, a exemplo dos mutirões de cadastramento que auxiliam pais e responsáveis que não dispõem de internet ou que enfrentam alguma dificuldade para realizar o cadastro no Saúde Digital.
A intersetorialidade para ampliar o alcance ao público também foi apresentada, como a parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), que assegura transporte para vacinação de crianças da Rede Municipal. “O objetivo é atender crianças de 5 a 11 anos, matriculadas na Rede Municipal de Ensino, que estão agendados para receber a vacina contra a Covid-19. Diariamente estão sendo transportados uma média de 1.900 estudantes aos centros de vacinação”, afirma.
A secretária também destacou a descentralização dos centros de vacinação. “Outra ação importante que visa ampliar o acesso à vacina pediátrica é a ampliação e descentralização dos locais de atendimento para o público desta faixa etária. Inicialmente, as crianças eram atendidas no Centro de Eventos, e em menos de um mês do início da campanha outros locais passaram a atender o público infantil como shoppings e o Sesi Parangaba, além dos postos de saúde que no primeiro momento não acolhiam crianças em razão da terceira onda da Covid e o grande volume de pessoas acometidas por síndrome gripal nas unidades”, informou.
Vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza
Até a última quarta-feira (17/02), foram aplicadas 5.125.491 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 2.307.471 primeiras doses, 2.012.339 segundas doses e 805.681 terceiras doses. Neste momento, a aplicação de primeira e segunda dose ocorre por livre demanda, sendo necessária a confirmação do cadastrado na plataforma Saúde Digital.