A Prefeitura de Fortaleza empossou, na manhã desta quarta-feira (30/11), os 32 últimos candidatos aprovados para o cargo de guarda municipal. A cerimônia ocorreu no auditório da nova sede do Instituto de Previdência do Município (IPM) e contou com a presença de várias autoridades, formandos e familiares.
O evento concluiu a chamada para o preenchimento das mil vagas previstas no edital do concurso, que reuniu mais de 55 mil candidatos. “Essa turma completa o ciclo da vontade do nosso gestor Roberto Claudio, que teria mil novos guardas municipais capacitados para exercer as suas atividades. Estou emocionado, tendo em vista que talvez essa seja a última turma que prestigio como diretor-geral da Guarda Municipal de Fortaleza”, disse Edgar Fuques. O executivo da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), Azevedo Vieira, reforçou o discurso, dizendo que os novos servidores não abraçam apenas um emprego, mas uma vocação. “Fortaleza precisa de vocês, e posso afirmar que apenas os vocacionados se destacarão. Agora, cabe aos inspetores, subinspetores e guardas mais antigos conduzirem esses novos com bom senso”, observou Azevedo.
Presente a solenidade, o secretário de Orçamento, Planejamento e Gestão, Philipe Nottingham, destacou o Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Pública, do Tribunal de Contas da União (TCU), recém-conquistado pela Prefeitura de Fortaleza. “Não foi fácil empossá-los aqui hoje, mas esse prêmio reflete o fechamento de quatro anos de gestão com todas as responsabilidades fiscais cumpridas, mesmo diante de tantas dificuldades que passa o Brasil. Parabéns a vocês e familiares pela conquista”, celebrou Nottingham.
Outro que fez questão de destacar o empenho da Prefeitura de Fortaleza nas ações de segurança cidadã, foi o secretário de Segurança Pública do Estado, Delcy Teixeira. Para ele, a integração entre Estado e Município é fundamental para uma Fortaleza mais segura. “Quando vemos ruas iluminadas e praças reformadas, a população retoma esses espaços públicos”, destacou.
O titular da Sesec, Francisco José Veras, fez um discurso no qual ressaltou a importância do servidor público, bem como os investimentos da atual gestão no aparelhamento de Guarda Municipal. “Entendam que a prestação do serviço público é das mais importantes atividades de uma sociedade, pois nenhum país, estado ou município funciona sem seu quadro de servidores. Lembrem-se, os senhores e as senhoras representam o que de melhor esse certame apurou”, ressaltou Veras. “Entre os anos de 2013 e 2015, foram investidos mais de R$ 14 milhões no aparelhamento e na realização desse concurso público. Esses investimentos foram aplicados na estrutura de transporte, no aspecto tecnológico, na compra de Equipamentos de Proteção Individual e na realização do maior concurso público municipal”, acrescentou. Antes de 2013, a Guarda Municipal tinha apenas 18 viaturas sucateadas, e agora são 65 carros novos, além de caminhões, trailers, botes infláveis e motos que fazem a Guarda Municipal ser vista na cidade.
Francisco Veras finalizou destacando o emprenho do prefeito Roberto Claudio em deixar o trânsito mais seguro e pacífico. “Em mais um ato de coragem e vontade de tornar Fortaleza uma cidade melhor, o prefeito emplacou a Guarda Municipal, em parceria com a AMC, no trabalho de trânsito, o que certamente, vai gerar um trânsito mais seguro, através de ações de prevenção e educação”.
Também estavam no evento, o delegado da Polícia Civil, Pedro Viana, o policial federal, Alexandre Mesquita, o superintendente substituto da PRF, Wilton Torquato, o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Rommel Almeida, o vereador Márcio Cruz, além do superintendente do IPM, Paulo Pinho, e do Cel. da PM, Geovane Pinheiro.
A posse também foi prestigiada por autoridades do Município, Estado e União.