A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, por meio do Gabinete da Primeira Dama,nesta quinta-feira (22/08), mais um quiosque do projeto “Leitura na Praça” no bairro Vicente Pinzón (Regional II). A Praça da Conquista é o quarto espaço público da Cidade a receber o equipamento colorido e recheado de livros infanto-juvenis. A inauguração contou com contação de histórias e música. O projeto, que vai instalar 60 quiosques, tem como objetivo despertar o interesse pela leitura.
Os quiosques de leitura são formados por estruturas metálicas fixas em espaços públicos e serão distribuídos nas sete regionais. Com visual lúdico, o projeto idealizado pela Primeira-dama é direcionado ao público infantojuvenil. Cada quiosque recebe cerca de 400 livros infantojuvenis com títulos variados. Os livros abordam temas como solidariedade, cidadania, autoestima, vínculos familiares, sonhos e criatividade.
“A gente de imediato abraçou essa iniciativa. É um projeto com um grande papel complementar de incentivo a leitura, com uma pegada interessante pois trabalha com o envolvimento da comunidade. A criançada aprende a valorizar o livro e a mergulhar no mundo da leitura, e isso fortalece os laços familiares e escolares.”, disse o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Gilvan Paiva.
O secretário da Regional II, Ferrúcio Feitosa, frisa que a gestão do prefeito Roberto Cláudio vem investindo em educação, principalmente na primeira infância, e isso já pode ser visto nos resultados. “Além disso, o Leitura na Praça é mais um estímulo não só para as nossas crianças e jovens, mas também para os adultos voltarem a praça e terem um convívio salutar, em um espaço onde podem se envolver com a leitura das crianças. Queremos que as comunidades se apropriem cada vez mais dos espaços públicos da cidade”, ressaltou.
O projeto Leitura na Praça é administrado pela própria comunidade. Na Praça da Conquista, a responsabilidade ficará a cargo da Associação Comunitária Amigos do Vicente Pinzón. O adotante atuará de forma voluntária e firmará um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Fortaleza para definir o horário de funcionamento e a organização. O livro fica disponível para uso exclusivo no espaço do projeto Leitura na Praça.
“O secretário Ferrúcio sempre viu, aqui, o nosso cuidado com a praça, e levou a gente até o gabinete da primeira-dama. Aqui teremos cuidadores, duas pessoas pela manhã e mais duas pela tarde, para tomar conta das estantes.Também tem professoras e toda uma comunidade engajada.”, disse Solange Alves, presidente da Associação Comunitária Amigos do Vicente Pinzón, garantindo a manutenção do projeto.
Crislane Vasconcelos, mãe de Gabrielly, de 7 anos, afirmou que a pequena frequentadora da praça já é ávida por leitura, mas que vai trazê-la especificamente para o Leitura na Praça. "Aqui no bairro não tem muita opção de entretenimento para as crianças e alguns projetos já traziam livros. Agora, com o projeto, vai ser bem melhor, eles vão aprender a valorizar a leitura. Eu leio muito com ela, e ela adora as histórias".
Na última semana, durante a inauguração do Projeto, a Prefeitura de Fortaleza entregou três quiosques: nas praças dos Navegantes, do Muriçoca e Marcílio Dias, no bairro Moura Brasil, Regional Centro. Ao todo, serão instalados 60 quiosques por toda a Cidade, em uma importante ação de fomento à leitura e que busca impactar toda a comunidade.
Saiba mais
- Os adotantes do projeto Leitura na Praça passam por uma capacitação da Prefeitura de Fortaleza sobre autogestão do equipamento social que será implantado na comunidade.
- De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a leitura é um dos principais estímulos para o desenvolvimento da criança na sua primeira infância. Além de auxiliar o processo de aquisição da linguagem, amplia o vínculo afetivo entre pais e filhos e fortalece a estrutura psíquica e emocional da criança – possibilitando a constituição de um vínculo seguro para a autonomia e relacionamento social.
- Outros benefícios da leitura: desenvolvimento da atenção, memória e raciocínio; melhoria da concentração; ampliação do vocabulário; estímulo à curiosidade, à imaginação e à criatividade; melhoria na percepção de sentimentos e emoções; enriquecimento cultural, intelectual e social.