24 de September de 2015 em Mobilidade

Prefeitura entrega Binário Rodolfo Teófilo e implanta mais três binários até o final do ano

O novo binário Binário Costa Mendes / Gustavo Braga possui aproximadamente 1,1 km de extensão, entre os bairros Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado e Parquelândia


O prefeito Roberto Cláudio fez o anúncio dos novos binários em coletiva no Paço Municipal nesta quinta-feira (24/09) (Foto: Marcos Moura)

Durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (24/09), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou que o Binário Rodolfo Teófilo (Regional III), compreendido pelas ruas Professor Costa Mendes e Gustavo Braga, na Regional III, estará funcionando a partir deste sábado (26/09), com uma nova configuração de tráfego naquele entorno. O Prefeito também antecipou a implantação de mais três binários até o final deste nos bairros Parquelândia (Regional III), Praia de Iracema (Regional II) e Parangaba (Regional IV). A ideia é proporcionar mais segurança viária para pedestres e ciclistas, por meio da redução de acidentes, além de otimizar os deslocamentos e reordenar o trânsito nesses bairros.

O novo binário Binário Costa Mendes / Gustavo Braga possui aproximadamente 1,1 km de extensão, entre os bairros Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado e Parquelândia, e será ligado com as ruas do binário já existente nas ruas Amadeu Furtado e Érico Mota, que faz a interligação de importantes avenidas, como José Bastos, Engenheiro Humberto Monte, Jovita Feitosa e Bezerra de Menezes. O sistema é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com Seinf, AMC, Etufor, Emlurb e Regional III.

Com a implantação do binário Rodolfo Teófilo, a Rua Professor Costa Mendes passará a operar no sentido leste-oeste (José Bastos / Jovita Feitosa). Já a Rua Gustavo Braga concentrará o fluxo no sentido contrário, oeste-leste (Jovita Feitosa / José Bastos), no trecho compreendido entre as ruas Capitão Francisco Pedro e Professor Lino da Encarnação. Para facilitar o acesso dos motoristas que desejam se deslocar ao centro da cidade, foi implantado um semáforo no cruzamento da Avenida José Bastos com a Rua Gustavo Braga. A intervenção é resultado de uma solicitação da população realizada em audiência pública.

Roberto Cláudio explicou que o Binário Costa Mendes / Gustavo Braga tem uma importância estratégica. “Aquela região é o mais importante polo de atendimento à saúde de Fortaleza, estando concentrados naquela área o Instituto do Câncer, Maternidade Escola, Hospital Universitário e um centro de formação de profissionais de saúde”, disse o Prefeito.

O novo binário também conta com ciclofaixas bidirecionais, cuja extensão implantada é de 5km, desde a Praça da Igreja de Nazaré, passando pelas Ruas André Chaves, Aquiraz, Costa Mendes até a Avenida Bezerra de Menezes. A ciclofaixa atende um trecho da Rua Nestor Barbosa e interligará as ciclofaixas já existentes na Rua Alberto Magno e Av. Gomes de Matos à ciclovia das Avenidas Bezerra de Menezes e Humberto Monte, compreendendo assim a segunda etapa da ciclofaixa intercampi, que liga os principais polos universitários públicos da cidade, como Pici, Itaperi, Porangabussu e Benfica, dentre outros.

A ação de arborização nas ruas e avenidas da região do novo binário superou a expectativa. O projeto previa 300 mudas, mas foram plantadas 706, bem mais que o dobro de plantas, sendo espécies frutíferas (sapoti, graviola e cajá) e ornamentais (Ipê, Pau-Brasil, Palmeira Imperial), dentre outras. Até o final deste ano, o Binário Rodolfo Teófilo ainda receberá três pontos de travessias elevadas para pedestres, que prevê a redução da velocidade dos carros nesses pontos, proporcionando maior segurança para a travessia de pedestre. Além disso, está em estudo a implantação de estação do Projeto Bicicletar.

Mais três binários serão entregues até o final do ano

Dando continuidade à melhoria de circulação e convivência entre pedestres, ciclistas e motoristas, o Prefeito anunciou que, a partir de outubro, terão início as intervenções para a implantação de três importantes binários. “As melhorias de circulação em vários bairros de Fortaleza, que estão andamento, vão aliviar o trânsito em pontos de intenso fluxo e alta concentração de congestionamento. São medidas que priorizam a circulação do transporte público, mas também proporcionam mais segurança para pedestres e ciclistas”, registrou Roberto Cláudio.

Na Parquelândia, o sistema vai compreender as ruas Azevedo Bolão e Gustavo Sampaio, no sentido de dar uma alternativa ao fluxo de veículos particulares, hoje concentrado na Av. Bezerra de Menezes. Como parte das iniciativas, também será implantado um binário na Praia de Iracema, entre as vias Historiador Raimundo Girão e Monsenhor Tabosa, resolvendo a problemática de baixa fluidez e segurança da área do entorno. Já na Parangaba, o binário a ser implantado entre as vias Germano Franck e Barão de Canindé terá o objetivo de reduzir conflitos em pontos críticos, minimizando os congestionamentos no entorno do Terminal Parangaba, além de otimizar o fluxo de veículos e melhorar a segurança viária.

Binário Azevedo Bolão / Gustavo Sampaio (Parquelândia)
A meta é entregar ainda no mês de outubro o Binário Azevedo Bolão / Gustavo Sampaio. O objetivo da Prefeitura de Fortaleza é dar uma alternativa ao fluxo de veículos particulares, hoje concentrado na Av. Bezerra de Menezes. A medida garantirá maior fluidez no ir e vir da população.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Rua Gustavo Sampaio passará a operar apenas no sentido oeste-leste (Humberto Monte/Centro), entre as vias Humberto Monte e José Sombra. Já a Rua Azevedo Bolão concentrará todo o fluxo no sentido leste-oeste (Centro/Humberto Monte), desde a R. José Jatahy até a Av. Humberto Monte.

Binário Historiador Raimundo Girão / Monsenhor Tabosa (Praia de Iracema)
Na segunda quinzena de outubro, iniciam-se as intervenções para a implantação do Binário Historiador Raimundo Girão / Monsenhor Tabosa. Como parte das iniciativas, também está prevista a implantação de sentido leste-oeste (Beira-Mar/Centro) na Av. Historiador Raimundo Girão, entre as ruas Silva Paulet e Ildefonso Albano. A mudança consolidará um binário com a Av. Monsenhor Tabosa, via paralela que possui sentido contrário. O projeto prevê o prolongamento da faixa de ônibus da Av. Abolição e a implantação de uma ciclofaixa na Av. Historiador Raimundo Girão.

A proposta do Binário entre as Avenidas Historiador Raimundo Girão e Monsenhor Tabosa embasa-se na problemática de baixa fluidez e segurança da área do entorno, situada no bairro Meireles, envolvendo, além das duas avenidas, intervenções na R. Ildefonso Albano, Av. Rui Barbosa, Av. Barão de Studart e Av. Beira Mar (Praia de Iracema), dentre outras. O foco desse binário é promover a priorização do transporte público, transporte não motorizado e redução de congestionamento.

O projeto proposto trará benefícios para a fluidez do transporte coletivo, a partir do prolongamento da faixa exclusiva existente na Av. da Abolição, e segurança viária da região, uma vez que dotará a Av. Hist. Raimundo Girão de sentido único de circulação, no sentido Leste/Oeste, Mucuripe/Centro, no trecho entre a Rua Silva Paulet e Rua Idelfonso Albano. Além disso, haverá uma readequação do cruzamento da Av. Mons. Tabosa com Av. Barão de Studart, proporcionando espaços para a implantação de equipamentos urbanos (praças), redução dos conflitos viários e a implantação de infraestruturas que permitam uma maior segurança para pedestres, ciclistas e priorização do transporte público. O semáforo desse cruzamento passará de três para dois estágios, eliminando-se assim um ponto crítico de congestionamento.

A Faixa Exclusiva da Av. da Abolição, no sentido leste-oeste, será estendida até a Av. Rui Barbosa e no sentido Oeste/Leste até a Rua João Cordeiro, ampliando em 1,8 km a rede de faixas exclusivas para ônibus em Fortaleza. O projeto contemplará ainda uma ciclofaixa bidirecional, com extensão de 1,0 km, na Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Beira Mar (Praia de Iracema), desde a Av. Rui Barbosa até a Rua Ararius.

Binário Germano Franck / Barão de Canindé (Parangaba)
Já na primeira quinzena de novembro, iniciam-se as intervenções para o Binário da Parangaba, que tem como maior objetivo estabelecer uma faixa exclusiva de ônibus ligando o terminal da Parangaba ao Montese. A iniciativa visa a minimizar os congestionamentos no entorno do terminal, otimizar o fluxo de veículos e ainda melhorar a segurança viária, reduzindo conflitos em pontos críticos.

O binário, que envolve as ruas Germano Franck e Barão de Canindé, vai estabelecer um corredor alternativo entre os bairros Parangaba e Montese. Para viabilizar o projeto, a R. Germano Frank será alargada entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua Júlio Verne. Em todo o trecho desta via, os ciclistas estarão contemplados com ciclofaixa e ciclovia.

A Rua Barão de Canindé terá sentido norte-sul (Montese / Parangaba) entre a Rua Barão de Sobral até a Rua Germano Franck. E a Rua Germano Franck, por sua vez, terá o sentido sul-norte (Parangaba / Montese). A construção de uma nova via no trecho do trilho possibilitará que ambas as vias se cruzem.

Breve histórico
De junho de 2014 até hoje, a Prefeitura de Fortaleza já implantou quatro binários: Dom Luís / Santos Dumont (Aldeota), Alberto Sá / Fausto Cabral (Papicu), Alberto Magno / Gomes de Matos (Montese) e Costa Mendes / Gustavo Braga (Rodolfo Teófilo). Até o final deste ano, Fortaleza contará com sete binários para reordenar o trânsito e dar mais segurança a pedestres e ciclistas.

Clique aqui para acessar mais informações.

Prefeitura entrega Binário Rodolfo Teófilo e implanta mais três binários até o final do ano

O novo binário Binário Costa Mendes / Gustavo Braga possui aproximadamente 1,1 km de extensão, entre os bairros Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado e Parquelândia

O prefeito Roberto Cláudio fez o anúncio dos novos binários em coletiva no Paço Municipal nesta quinta-feira (24/09) (Foto: Marcos Moura)

Durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (24/09), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou que o Binário Rodolfo Teófilo (Regional III), compreendido pelas ruas Professor Costa Mendes e Gustavo Braga, na Regional III, estará funcionando a partir deste sábado (26/09), com uma nova configuração de tráfego naquele entorno. O Prefeito também antecipou a implantação de mais três binários até o final deste nos bairros Parquelândia (Regional III), Praia de Iracema (Regional II) e Parangaba (Regional IV). A ideia é proporcionar mais segurança viária para pedestres e ciclistas, por meio da redução de acidentes, além de otimizar os deslocamentos e reordenar o trânsito nesses bairros.

O novo binário Binário Costa Mendes / Gustavo Braga possui aproximadamente 1,1 km de extensão, entre os bairros Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado e Parquelândia, e será ligado com as ruas do binário já existente nas ruas Amadeu Furtado e Érico Mota, que faz a interligação de importantes avenidas, como José Bastos, Engenheiro Humberto Monte, Jovita Feitosa e Bezerra de Menezes. O sistema é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com Seinf, AMC, Etufor, Emlurb e Regional III.

Com a implantação do binário Rodolfo Teófilo, a Rua Professor Costa Mendes passará a operar no sentido leste-oeste (José Bastos / Jovita Feitosa). Já a Rua Gustavo Braga concentrará o fluxo no sentido contrário, oeste-leste (Jovita Feitosa / José Bastos), no trecho compreendido entre as ruas Capitão Francisco Pedro e Professor Lino da Encarnação. Para facilitar o acesso dos motoristas que desejam se deslocar ao centro da cidade, foi implantado um semáforo no cruzamento da Avenida José Bastos com a Rua Gustavo Braga. A intervenção é resultado de uma solicitação da população realizada em audiência pública.

Roberto Cláudio explicou que o Binário Costa Mendes / Gustavo Braga tem uma importância estratégica. “Aquela região é o mais importante polo de atendimento à saúde de Fortaleza, estando concentrados naquela área o Instituto do Câncer, Maternidade Escola, Hospital Universitário e um centro de formação de profissionais de saúde”, disse o Prefeito.

O novo binário também conta com ciclofaixas bidirecionais, cuja extensão implantada é de 5km, desde a Praça da Igreja de Nazaré, passando pelas Ruas André Chaves, Aquiraz, Costa Mendes até a Avenida Bezerra de Menezes. A ciclofaixa atende um trecho da Rua Nestor Barbosa e interligará as ciclofaixas já existentes na Rua Alberto Magno e Av. Gomes de Matos à ciclovia das Avenidas Bezerra de Menezes e Humberto Monte, compreendendo assim a segunda etapa da ciclofaixa intercampi, que liga os principais polos universitários públicos da cidade, como Pici, Itaperi, Porangabussu e Benfica, dentre outros.

A ação de arborização nas ruas e avenidas da região do novo binário superou a expectativa. O projeto previa 300 mudas, mas foram plantadas 706, bem mais que o dobro de plantas, sendo espécies frutíferas (sapoti, graviola e cajá) e ornamentais (Ipê, Pau-Brasil, Palmeira Imperial), dentre outras. Até o final deste ano, o Binário Rodolfo Teófilo ainda receberá três pontos de travessias elevadas para pedestres, que prevê a redução da velocidade dos carros nesses pontos, proporcionando maior segurança para a travessia de pedestre. Além disso, está em estudo a implantação de estação do Projeto Bicicletar.

Mais três binários serão entregues até o final do ano

Dando continuidade à melhoria de circulação e convivência entre pedestres, ciclistas e motoristas, o Prefeito anunciou que, a partir de outubro, terão início as intervenções para a implantação de três importantes binários. “As melhorias de circulação em vários bairros de Fortaleza, que estão andamento, vão aliviar o trânsito em pontos de intenso fluxo e alta concentração de congestionamento. São medidas que priorizam a circulação do transporte público, mas também proporcionam mais segurança para pedestres e ciclistas”, registrou Roberto Cláudio.

Na Parquelândia, o sistema vai compreender as ruas Azevedo Bolão e Gustavo Sampaio, no sentido de dar uma alternativa ao fluxo de veículos particulares, hoje concentrado na Av. Bezerra de Menezes. Como parte das iniciativas, também será implantado um binário na Praia de Iracema, entre as vias Historiador Raimundo Girão e Monsenhor Tabosa, resolvendo a problemática de baixa fluidez e segurança da área do entorno. Já na Parangaba, o binário a ser implantado entre as vias Germano Franck e Barão de Canindé terá o objetivo de reduzir conflitos em pontos críticos, minimizando os congestionamentos no entorno do Terminal Parangaba, além de otimizar o fluxo de veículos e melhorar a segurança viária.

Binário Azevedo Bolão / Gustavo Sampaio (Parquelândia)
A meta é entregar ainda no mês de outubro o Binário Azevedo Bolão / Gustavo Sampaio. O objetivo da Prefeitura de Fortaleza é dar uma alternativa ao fluxo de veículos particulares, hoje concentrado na Av. Bezerra de Menezes. A medida garantirá maior fluidez no ir e vir da população.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Rua Gustavo Sampaio passará a operar apenas no sentido oeste-leste (Humberto Monte/Centro), entre as vias Humberto Monte e José Sombra. Já a Rua Azevedo Bolão concentrará todo o fluxo no sentido leste-oeste (Centro/Humberto Monte), desde a R. José Jatahy até a Av. Humberto Monte.

Binário Historiador Raimundo Girão / Monsenhor Tabosa (Praia de Iracema)
Na segunda quinzena de outubro, iniciam-se as intervenções para a implantação do Binário Historiador Raimundo Girão / Monsenhor Tabosa. Como parte das iniciativas, também está prevista a implantação de sentido leste-oeste (Beira-Mar/Centro) na Av. Historiador Raimundo Girão, entre as ruas Silva Paulet e Ildefonso Albano. A mudança consolidará um binário com a Av. Monsenhor Tabosa, via paralela que possui sentido contrário. O projeto prevê o prolongamento da faixa de ônibus da Av. Abolição e a implantação de uma ciclofaixa na Av. Historiador Raimundo Girão.

A proposta do Binário entre as Avenidas Historiador Raimundo Girão e Monsenhor Tabosa embasa-se na problemática de baixa fluidez e segurança da área do entorno, situada no bairro Meireles, envolvendo, além das duas avenidas, intervenções na R. Ildefonso Albano, Av. Rui Barbosa, Av. Barão de Studart e Av. Beira Mar (Praia de Iracema), dentre outras. O foco desse binário é promover a priorização do transporte público, transporte não motorizado e redução de congestionamento.

O projeto proposto trará benefícios para a fluidez do transporte coletivo, a partir do prolongamento da faixa exclusiva existente na Av. da Abolição, e segurança viária da região, uma vez que dotará a Av. Hist. Raimundo Girão de sentido único de circulação, no sentido Leste/Oeste, Mucuripe/Centro, no trecho entre a Rua Silva Paulet e Rua Idelfonso Albano. Além disso, haverá uma readequação do cruzamento da Av. Mons. Tabosa com Av. Barão de Studart, proporcionando espaços para a implantação de equipamentos urbanos (praças), redução dos conflitos viários e a implantação de infraestruturas que permitam uma maior segurança para pedestres, ciclistas e priorização do transporte público. O semáforo desse cruzamento passará de três para dois estágios, eliminando-se assim um ponto crítico de congestionamento.

A Faixa Exclusiva da Av. da Abolição, no sentido leste-oeste, será estendida até a Av. Rui Barbosa e no sentido Oeste/Leste até a Rua João Cordeiro, ampliando em 1,8 km a rede de faixas exclusivas para ônibus em Fortaleza. O projeto contemplará ainda uma ciclofaixa bidirecional, com extensão de 1,0 km, na Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Beira Mar (Praia de Iracema), desde a Av. Rui Barbosa até a Rua Ararius.

Binário Germano Franck / Barão de Canindé (Parangaba)
Já na primeira quinzena de novembro, iniciam-se as intervenções para o Binário da Parangaba, que tem como maior objetivo estabelecer uma faixa exclusiva de ônibus ligando o terminal da Parangaba ao Montese. A iniciativa visa a minimizar os congestionamentos no entorno do terminal, otimizar o fluxo de veículos e ainda melhorar a segurança viária, reduzindo conflitos em pontos críticos.

O binário, que envolve as ruas Germano Franck e Barão de Canindé, vai estabelecer um corredor alternativo entre os bairros Parangaba e Montese. Para viabilizar o projeto, a R. Germano Frank será alargada entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua Júlio Verne. Em todo o trecho desta via, os ciclistas estarão contemplados com ciclofaixa e ciclovia.

A Rua Barão de Canindé terá sentido norte-sul (Montese / Parangaba) entre a Rua Barão de Sobral até a Rua Germano Franck. E a Rua Germano Franck, por sua vez, terá o sentido sul-norte (Parangaba / Montese). A construção de uma nova via no trecho do trilho possibilitará que ambas as vias se cruzem.

Breve histórico
De junho de 2014 até hoje, a Prefeitura de Fortaleza já implantou quatro binários: Dom Luís / Santos Dumont (Aldeota), Alberto Sá / Fausto Cabral (Papicu), Alberto Magno / Gomes de Matos (Montese) e Costa Mendes / Gustavo Braga (Rodolfo Teófilo). Até o final deste ano, Fortaleza contará com sete binários para reordenar o trânsito e dar mais segurança a pedestres e ciclistas.

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