O prefeito José Sarto entregou, neste sábado (30/04), as chaves dos boxes para os permissionários da Nova Feirinha da Beira-Mar. Foram construídas 707 unidades padronizadas para a comercialização de produtos na estrutura, que, além de ser um dos principais atrativos turísticos de Fortaleza, também se constitui na principal fonte de renda de várias famílias da Capital. Do total de boxes, 651 já devem ser ocupados ao longo dos próximos 15 dias.
O projeto, que integra a requalificação da avenida Beira-Mar e faz parte do Programa Juntos por Fortaleza, foi executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), em diálogo com a Associação dos Feirantes de Artesanato da Beira-Mar (Asfabem). São mais de 8 mil m² de área urbanizada e acessível com piso em concreto, estrutura metálica com acabamentos em ACM perfurados, porta de rolar e sombreamento feito por meio de lonas tensionadas, que permitem o funcionamento da feirinha também durante o período da tarde, além de uma central para quadros de energia e caixas eletrônicos.
Conforme o prefeito Sarto, a nova estrutura da Feirinha de Artesanato da Beira-Mar traz maior conforto e praticidade para que os visitantes possam prolongar a permanência na orla e aproveitar a diversidade de produtos disponibilizados pelos comerciantes. “Os boxes são pensados para serem equipamentos de primeiro mundo, e os permissionários terão melhores condições de trabalho, sobretudo no turno da tarde, abrigados do nosso querido sol de Fortaleza, e poderão até aumentar a receita das vendas. Este é um projeto que tenho o privilégio de poder entregar aos fortalezenses", disse Sarto.
Para a governadora Izolda Cela, a Feirinha da Beira-Mar é um espaço importante de geração de emprego e renda. "Aqueles que aqui vêm serão recebidos cada vez melhor para desfrutar das belezas de Fortaleza. Então, para o Governo do Estado, esse é mais um resultado do nosso empenho e esforço, do nosso compromisso com o Juntos por Fortaleza, que vem realizando obras de requalificação em toda a cidade", declarou.
As obras abrangem estrutura de qualidade para durar bastante tempo e não trazer custos de manutenção, além de garantir conforto e segurança, de acordo com o titular da Seinf, Samuel Dias. "Foi feita uma fundação e drenagem para receber a chuva e pilares para abrigar a estrutura na sombra, e o material é resistente a maresia, com pintura eletrostática. Este é um patrimônio reconhecido da cidade de Fortaleza e agora recebe a devida atenção para impulsionar ainda mais a economia da nossa cidade", detalhou.
O local, portanto, permite uma melhor acomodação dos comerciantes que passam a ter infraestrutura adequada para venda de seus produtos. Marco Antônio Barbosa foi o primeiro permissionário a receber o box pelas mãos do prefeito José Sarto. Ele já trabalha há 15 anos na Feirinha da Beira-Mar, e a expectativa é de aumentar as vendas com maior facilidade e conforto.
"Com essa estrutura, a gente não vai ter mais aquele problema de desmontar, tirar o produto e depois expor novamente. Aqui é só abriu a porta e começar a vender. A Prefeitura nos deu todo o apoio, então a gente só tem mais a agradecer por todo esse trabalho que eles têm feito em prol de quem trabalha na Beira-Mar", afirmou o comerciante.
Iluminação
O espaço da Feira de Artesanato da Beira-Mar e o entorno, equivalente a mais de 14.500 m², receberam nova iluminação. A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) instalou 1.525 metros de fitas em LED nas fachadas dos boxes para iluminar os corredores das feiras, além de 76 novos postes de iluminação em LED com design moderno e decorativo. O investimento foi de R$ 1.841.329,71
Turismo
A Feirinha da Beira-Mar, o maior mercado a céu aberto de Fortaleza, existe desde a década de 1980 e desempenha importante papel para o desenvolvimento da Capital, visto que o turismo representa cerca de 30% da economia da cidade.
Aberta de domingo a domingo, a partir das 17h, expõe a diversidade de produtos, como roupas, acessórios, objetos decorativos e artísticos, além de outros itens locais, atraindo diariamente turistas e moradores de forma democrática.
Nas proximidades, o turista também pode visitar a Casa do Turista da Beira-Mar. Sob responsabilidade da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), o local oferece informações turísticas variadas, como indicação de restaurantes, e localização de caixas eletrônicos e casas de câmbio, por exemplo. Também conta com atendimento bilíngue e material informativo, como folders e mapas, dentre outros. O espaço fica no calçadão, em frente ao número 2727 da Avenida Beira-Mar.