Será reaberto nesta quinta-feira (07/07) o décimo quiosque do Programa Leitura na Praça. A partir das 17 horas, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), entrega à comunidade do bairro Vila Velha o quiosque da Praça Menezes de Serpa reformado e equipado com aproximadamente 400 livros infanto-juvenis.
De acordo com o presidente da Funci, Iraguassu Filho, “o programa tem como objetivo despertar o interesse de crianças e adolescentes pela leitura, disponibilizando um acervo de livros que abordam temas como solidariedade, cidadania, autoestima, vínculos familiares, sonhos e criatividade”. Já a vice-presidente da Funci, Márcia Dias, destaca o lúdico. “Queremos incentivar o cantar, brincar e contar histórias para os pequenos todos os dias, em casa e ao ar livre. As pinturas coloridas são muito atrativas para as crianças e as estimulam artisticamente", complementa.
As pinturas citadas por Márcia estão no chão e nos muros da praça e foram feitas por meio do projeto Pé de Infância, também da Funci. Além da pintura lúdica, para a reabertura, a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) realizou a revitalização dos equipamentos da academia ao ar livre e do parquinho infantil, a manutenção da iluminação, a poda preventiva de árvores e a pintura do meio-fio e da guia de canteiro. O secretário executivo da Seger, Arcelino Lima, destaca que as intervenções realizadas buscam incentivar a ocupação dos espaços públicos da cidade. "A Praça Menezes de Serpa é um espaço de convívio da comunidade e do desenvolvimento das relações humanas e do lazer. A ideia é ver as crianças e as famílias aproveitando ainda mais esse lugar que foi revitalizado", complementou Arcelino.
Vale destacar que a administração do equipamento é feita pela própria comunidade. Cada quiosque tem adotante que atua de forma voluntária, passa por curso de capacitação e firma um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Fortaleza para definir o horário de funcionamento e a organização. No caso da Praça Menezes de Serpa, a adotante é Franciangela Mendes. “O quiosque é de grande importância para o desenvolvimento cultural das crianças de nossa comunidade, além do conhecimento literário, nossas crianças são apaixonadas pelos livros que tem no quiosque. E quando tem as atividades de leitura eles ficam apaixonados pelo mundo encantado que presenciam nas histórias”, afirma.
Serviço
Reabertura do 10º quiosque do programa Leitura na Praça
Data: quinta-feira (07/07)
Horário: 17h
Local: Praça Menezes de Serpa (Rua 12 com Rua 25 - Vila Velha)