A Prefeitura de Fortaleza entregou, na noite desde sábado (19/11), o diploma de conclusão de 694 alunos formados no Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano Fortaleza, no Náutico Atlético Cearense.
A solenidade representa o encerramento de uma importante etapa na vida desses jovens, o término do ensino fundamental, e, com isso, o aumento nas chances de acesso ao disputado mercado profissional.
Julio Brizzi, secretário da Juventude do Município, explicou mais sobre o Programa e os benefícios proporcionados. “O Projovem Urbano é um grande programa de formação do jovem brasileiro. Começou em 2005 e, hoje, a gente encerra a décima turma em Fortaleza com grandes resultados. São cursos de formação e elevação de escolaridade entre jovens de 18 a 29 anos que não tinham nem o ensino fundamental, e, agora, tem, além de receberem capacitação ocupacional, formação de lideranças, cultura, arte e esporte. Cada jovem aqui vai seguir sua vida com muito mais qualificação, alegria e entusiasmo, contribuindo para uma cidade cada vez melhor”, afirmou.
O programa foi executado em 33 escolas da Rede Municipal de Fortaleza, divididas nas seis Regionais, de segunda a sexta e das 18h às 22h. As aulas dessas turmas iniciaram no dia 23 de abril de 2015 e terminaram no dia 21 de outubro de 2016.
Franklin Bezerra (29), um dos participantes do projeto, informou que, mesmo com tantas dificuldades para conciliar a vida com os estudos, o esforço valeu a pena. “Foi difícil chegar aqui hoje, pois tinha que conciliar trabalho, estudo e a família, mas se tivesse que fazer tudo de novo faria. Hoje comemoro minha formação no fundamental, mas já vou partir para o ensino médio, graças ao benefício desse programa. É uma vitória na minha vida, esse foi mais um dos degraus de vitórias”, declarou.
Daniele Rodrigues (21) compartilhou a aflição vivenciada no passado pela falta de acesso à educação e a alegria em, hoje, se sentir parte integrante, com mais possibilidades de crescimento e realizações. “Hoje é um dia de comemoração. Antes me sentia menos importante, porque não tinha os estudos. Agora, estou me sentindo muito importante, porque tenho, vou fazer o ensino médio e vou atrás dos meus sonhos”, completou com felicidade.
Como forma de estímulo, os alunos que cumpriam 75% de frequência e dos trabalho tinham direito a um auxílio financeiro de R$ 100,00. O Projovem Urbano Fortaleza também garantiu espaço de acolhimento às crianças, com uma brinquedoteca para cuidar dos filhos dos alunos, de 2 a 8 anos, enquanto os jovens assistiam aula.
O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal executado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).