Nesta sexta-feira (01/12), a Prefeitura de Fortaleza deu início ao ordenamento da orla da Praia do Futuro, com a entrega de novas estruturas para os permissionários que atuam no calçadão da Av. Zezé Diogo. Agora esses empreendedores contam com espaço reordenado e uma estrutura física toda padronizada. A medida garante a eles melhores condições de trabalho, além de mais conforto para os clientes, e acontece no início das férias e da alta estação, quando o número de frequentadores cresce e aumenta o potencial de vendas. O evento de entrega das estruturas contou com a presença do vice-prefeito Élcio Batista.
"Ordenar os espaços dos microempreendedores, os pequenos negócios, é um trabalho que estamos fazendo na cidade como um todo, e especificamente aqui na Praia do Futuro com tendas que identificam que essas pessoas são permissionárias da prefeitura e portanto podem empreender nesses pequenos negócios ao longo do calçadão. É um ordenamento que funciona muito bem tanto para as pessoas que vão consumir quanto para os empreendedores e para a fiscalização do município, trazendo mais segurança e tranquilidade para o espaço público," afirmou o vice-prefeito Élcio Batista.
Inicialmente, cerca de 70 comerciantes foram beneficiados com a nova estrutura, reordenamento e regularização. A Prefeitura está entregando tendas para 69 permissionários ordenados no calçadão, no trecho entre as barracas “Cuca Legal” e “Atlantidz”. O espaço foi dimensionado de forma igual para cada um dos permissionários, garantindo condições isonômicas de trabalho. Além disso, a padronização permitirá que clientes se sintam seguros para adquirir os produtos dos comerciantes que já receberam a permissão da Regional.
A vendedora de moda praia Taísa Tinoco, uma das contempladas com as tendas, está ansiosa para começar a usar a estrutura, que vê como uma fonte de conforto e prosperidade. "Vai trazer mais comodidade, porque não vamos mais precisar ficar no sol e vamos ter onde pendurar nossas mercadorias. O cliente também vai ficar mais confortável para ver nossos produtos. Nossa expectativa é que as vendas aumentem muito esse ano, ainda mais com a tenda nova, com tudo bonitinho, tudo organizado. Vai ficar bom," antevê.
Além das estruturas em formato de tenda, a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) também está construindo espaços específicos para os food trucks, previstos para serem entregues em breve.
O titular da Seger, Ferruccio Feitosa, destaca que a gestão municipal tem realizado esforços para dar estrutura adequada ao trabalho dos permissionários, melhorando a venda dos próprios comerciantes. “Estamos trabalhando de acordo com a determinação do prefeito Sarto, ou seja oferecendo condições dignas, confortáveis e seguras para os permissionários, como também tornando o ambiente mais atrativo para os fortalezenses e turistas”.
O secretário da Regional 7, Benigno Júnior, destaca que esse processo foi feito em diálogo com os comerciantes. “A ideia foi construída dialogando com eles e mostrando a importância do ordenamento com a padronização para dar uma nova qualidade aos locais de trabalho e mais segurança a quem está lá com a permissão”, frisa. Para ele, a nova padronização e a capacitação realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) podem impulsionar o comércio no local. “A gente espera com isso que aumente as vendas e dê novas oportunidades a essas pessoas, incentivando os pequenos negócios deles. Esse é o papel da Prefeitura e esse é o papel que o prefeito Sarto nos incumbiu de construir junto com eles”, finaliza.
A Presidente da Associação das Mulheres Empreendedoras do Ceará, Cícera Silva, considera as estruturas uma grande conquista da categoria. "Essa padronização é um sonho que todos os ambulantes têm. É uma personalização, uma padronização, que vai fazer toda a diferença para atrair o turista, o cliente. E vamos trabalhar com mais segurança. Tem gente que estava trabalhando com sombreiro, porque não tinha dinheiro pra comprar uma tenda, e com sombreiro o sol queima a mercadoria, além disso, no inverno, que está vindo, é complicado," conta.
Os interessados em empreender nos espaços já definidos pela Regional, mas ainda não ocupados, podem procurar a Central de Acolhimento da Secretaria Executiva Regional 7 para dar entrada no processo e receber o termo de permissão. A Secretaria fica localizada na Rua Atilano de Moura, 420, bairro Guararapes, e o atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.