O prefeito José Sarto realizou, na manhã desta quinta-feira (02/09), a entrega simbólica de passagens aéreas a jovens atletas que participarão, neste mês de setembro, de competições nacionais nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. Ao todo, serão beneficiados 16 atletas, além de cinco acompanhantes daqueles que são cadeirantes. As despesas serão custeadas pela Prefeitura de Fortaleza por meio do programa Voa Juventude. O ato, que ocorreu no Cuca José Walter, contou com a participação do coordenador municipal de políticas públicas para a Juventude, Davi Gomes.
"É um programa que visa dar passagem aérea ou terrestre e hospedagem a essa juventude que vai, por exemplo, fazer um curso ou participar de uma competição e não tem condições. É um dos instrumentos de descoberta de valores, além da socialização. Isso muda a vida não só de uma pessoa, mas de todo o seu entorno, pois a comunidade vê uma pessoa de uma área vulnerável se sobressaindo. Quantos talentos nós temos aí escondidos em meio às dificuldades? Esse programa é um dos instrumentos para resgatar os tesouros que nós temos na nossa periferia de Fortaleza", ressaltou Sarto.
Em sua terceira edição, o Programa Voa Juventude foi criado em 2019. Desde então, já foram emitidas passagens com destino para Alemanha, Emirados Árabes, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e outros países.
"O projeto acaba transformando e inspirando a vida de outros jovens. A Prefeitura já tem vários programas para jovens de situação mais vulnerável. Além do Voa Juventude, tem o Juventude na Onda, que apoia quase 600 jovens de escolas de surf, o Bolsa Jovem, com bolsas de R$ 300 para 3 mil jovens durante um ano. A Prefeitura de Fortaleza é a que mais investe em juventude no Brasil", destacou Davi Gomes.
O esporte como caminho profissional começou a se desenhar na vida de Jamille Viana, 23, quando ela tinha apenas 11 anos. Ao assistir o irmão surfar com amigos, a então menina foi se encantando com a prática e buscando espaço na turma majoritariamente masculina para aprender a dominar o bodyboarding.
Atualmente, Jamille é bicampeã cearense de bodyboarding na categoria amadora e busca um título nacional. "Essa ajuda fez bastante diferença pra mim e pros meus amigos atletas. Se a gente fosse depender apenas da nossa família, não ia conseguir, por causa dos custos altos. É oportunidade pra gente buscar nossos sonhos, poder competir e trazer resultado para a nossa Capital", comentou a atleta.
Assim como ela, a paratleta Rayloma Lemos, 22, recebeu as passagens aéreas e vai poder seguir na competição. "Tá sendo uma oportunidade maravilhosa pra gente que é atleta, que tem dificuldades de conseguir incentivo e sempre tem que correr atrás disso, principalmente nós, paratletas, que temos pouquíssimas oportunidades de mostrar nosso potencial", salientou.
Oportunidade que também pode mudar o rumo de Saymon Calista Rodrigues, 23, atleta paralímpico de bocha, que iniciou no esporte há cerca de três meses e participará de competição pela primeira vez. "Se não fosse por esse benefício, a gente não conseguiria chegar lá. Com essa iniciativa da Prefeitura, agora vai ser possível, e quem sabe a gente traz uma medalha", disse Rodrigues.
Participaram da cerimônia de entrega das passagens os jovens Mathias Piter Castro e Silva, Jamille Viana e José Welson Carlos Ferreira do Nascimento, representando os jovens que participarão do Circuito Brasileiro de Bodyboarding; Saymon Calista Rodrigues, Igor Gomes de Souza e Victor Weslley Ferreira Sousa, atletas paralímpicos que participarão dos jogos universitários brasileiros; o jovem Francisco Victor Galucho de Oliveira, que participará do campeonato de Karatê e Rayloma Lemos, do atletismo.
Sobre o Voa Juventude
O “Voa Juventude”, desde 2019, já levou jovens para vários estados do Brasil, como: Roraima, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília, Rio Grande do Sul, Maranhão, Bahia, Pernambuco, e, também, para o exterior: Argentina, Estados Unidos, Portugal, Alemanha e Emirados Árabes.
O programa tem como objetivo conceder passagens (aéreas e terrestres) e hospedagens (nacionais e internacionais) para que os jovens de Fortaleza possam desenvolver suas habilidades e formações contínuas, participando de eventos, congressos, campeonatos, seminários, feiras, mostras ou cursos.
Podem receber o benefício os jovens moradores de Fortaleza com idade entre 15 e 29 anos. Quem tem menos de 18 anos deverá anexar o documento de identificação dos pais ou responsáveis e a declaração conjunta de autorização de viagem. As solicitações podem ser feitas de forma gratuita em formulário online disponível no Portal da Juventude (juventude.fortaleza.ce.gov.br).
O programa cobre serviços de embarque, desembarque, hospedagens e seguro de bagagem. Despesas com a inscrição no evento, alimentação ou gastos extras dos jovens não serão arcadas pelo Voa Juventude. O jovem deve solicitar o benefício dentro do prazo mínimo de 15 dias corridos anteriores ao evento e a Coordenadoria terá o prazo de até 10 dias úteis para analisar a solicitação e responder ao jovem.
São exigidos os seguintes documentos no momento da solicitação: RG ou documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço dos últimos 3 meses, declarar que não tem condições de custear com recursos próprios a viagem; convite ou inscrição no evento e os motivos para a concessão de passagens.
Serviço
Programa Voa Juventude
Onde: Portal da Juventude | juventude.fortaleza.ce.gov.br