A Prefeitura de Fortaleza conta uma rede assistencial estruuturada para atender pacientes acometidos pela Covid-19. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial do Município, da a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Erlemus Soares, detalhou, nesta quarta-feira (07/04), os perfis dos equipamentos de saúde da Capital.
Segundo ele, os 116 postos de saúde da Capital estão preparados para acolher casos leves associados à síndrome gripal.
“Fortaleza tem uma vasta rede bem planejada para atender a atual demanda. Nossos postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e estão preparados com médicos, enfermeiros e toda uma equipe técnica”, afirmou.
Pacientes sintomáticos serão avaliados e, conforme a necessidade, submetidos à realização de teste RT-PCR para diagnosticar a presença viral.
Já diante de sintomas mais graves, associados à falta de ar intensa ou à febre alta e persistente, pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza, abertas de domingo a domingo, 24 horas por dia, onde serão realizadas as primeiras avaliações.
Balanço da vacinação
De acordo com o balanço da SMS, 345.351 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19, até o momento. O número de imunizados com as duas doses chegou 108.623.
O Município segue, mediante agendamento, executando a campanha de vacinação contra a doença. Nesta quarta-feira (07/04), oito centros distribuídos pela Cidade estão em pleno funcionamento, incluindo os Cucas instalados nos bairros Jangurussu, Barra do Ceará, Mondubim e José Walter, além dos shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza, da Arena Castelão e do Centro de Eventos.
Critérios
De acordo com Erlemus, idosos cadastrados pela Plataforma Saúde Digital devem comparecer aos locais de vacinação para os quais foram designados apenas mediante agendamento realizado pela Prefeitura de Fortaleza.
“Para evitar aglomerações, é fundamental que todos cumpram os seus blocos de hora. Para não perder o agendamento, é importante que verifiquem os e-mails, as mensagens de WhatsApp e chequem as listas nominais diariamente atualizadas no portal da Prefeitura de Fortaleza e no canal https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br”, orientou.
Dúvidas frequentes
Ao elucidar questionamentos da população, Erlemus orientou pacientes acometidos por sintomas do novo coronavírus a aguardar 30 dias a partir do início da manifestação gripal para receber a vacina.
“Estudos apontam que, mesmo agendadas, pessoas infectadas ou acometidas por casos suspeitos devem aguardar o intervalo recomendado para receber a vacina. A medida reduz, também, a disseminação do vírus. Além disso, aqueles que receberam outras vacinas devem aguardar 14 dias até receber a vacinação contra a Covid-19”, detalhou.
Medidas sanitárias
A Prefeitura de Fortaleza esclarece, ainda, que o cumprimento das orientações sanitárias previstas em decreto segue executando importante papel no controle da pandemia, a exemplo do distanciamento social, do uso de máscaras de proteção e da higienização adequada das mãos.