Mesmo com a menor taxa de abandono escolar de sua história, com índice de 1,4%, a Prefeitura de Fortaleza firma, nesta quinta-feira (16/08), às 9 horas, acordo de cooperação técnica pela Busca Ativa às crianças e adolescentes que estão fora da escola. A ação é articulada pela Secretaria Municipal da Educação (SME) tendo como parceiros as secretarias municipais da Saúde (SMS), dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), além da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e do Ministério Público.
O Censo Escolar 2017 indicou que a Rede Municipal de Ensino alcançou índice de abandono escolar de 1,4%, o menor já registrado em Fortaleza. A taxa já chegou a ser de 11% em 2008.
O objetivo com a cooperação técnica é fortalecer as estratégias já adotadas e ampliar as ações por meio da Busca Ativa de quem está fora da escola, com a liderança da SME. Para isso, será oficializada a adesão à plataforma de Busca Ativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pela Rede Municipal.
"Assim, aperfeiçoamos a Busca Ativa no Município e buscamos, com mais tecnologia e parceiros, ter um maior alcance no resgate de crianças e jovens que estão fora da escola", destacou o secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia.
Entre as estratégias já adotadas na Rede Municipal estão o sistema de monitoramento diário da frequência escolar, criado em 2017; protocolo de ações em caso de faltas do alunos, incluindo contato com a família, visita domiciliar e contato com Conselho Tutelar. Como consequência, na matrícula de 2018, mais de 2 mil alunos matriculados foram reinseridos, ou seja, já haviam sido estudantes da Rede Municipal em anos anteriores, não concluíram o Ensino Fundamental e voltaram neste ano letivo.
Serviço
Assinatura de acordo de cooperação técnica para fortalecer combate à evasão escolar
Data: 16/08 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório da Escola Superior do Ministério Público do Ceará
Endereço: Rua Assunção, 1200 - José Bonifácio