10 de June de 2016 em Fortaleza

Prefeitura inaugura Centro de Formação dos Permissionários do Mercado São Sebastião

Espaço promove novas práticas de empreendedorismo, gestão de negócios, controle de finanças, organização e manipulação de produtos


O novo Centro de Formação produzirá e difundirá manuais para cada segmento dos permissionários (Foto: Queiroz Netto)

O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta sexta-feira (10/06), o Centro de Formação dos Permissionários do Mercado São Sebastião. O novo equipamento é uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Sebrae-CE e Associação dos Lojistas e Permissionários do Mercado São Sebastião, integrando as ações de modernização das operações do Mercado.

Conforme o Prefeito, a formação dos permissionários vai gerar um impacto econômico positivo no local. “Esta ação é uma demanda antiga para que a gente, progressivamente, padronize e qualifique o Mercado São Sebastião. Aqui já há uma energia e diversidade de produtos que garante um público já muito fiel ao local. Se a gente garantir a padronização de todos os estandes, o manejo mais adequado de insumos e do próprio lixo, a maior limpeza do Mercado, tudo isso fará com que esse lugar torne-se ainda mais atrativo economicamente, gerando mais renda e oportunidade. Assim, ele se torna, ainda mais, um ponto de referência e centralidade na cidade”, disse. A expectativa é que o Mercado se transforme completamente, em termos de infraestrutura e capacitação dos lojistas, em 18 a 24 meses.

Ele destacou que, desde o início da gestão, foram feitas uma série de intervenções na estrutura do Mercado: reforma nos banheiros, passarelas e escadas que estavam fechadas, estrutura elétrica, hidrossanitária, cobertura de piso, iluminação. Até dezembro serão, pelo menos, mais R$ 500 mil investidos em melhorias do espaço. “Um Mercado desse tamanho precisa de manutenção permanente que, se não for feita, começa um processo de deterioração. É isso que temos feito agora, por meio de garantia de receita para o próprio Mercado, para fazer essa manutenção. Mas mais importante do que isso é que os donos do boxe tenham uma nova atitude de limpeza, manejo, garantia de condições higiênicas e padronização da própria estética. Tudo fica mais atrativo para venda dessa forma”, afirmou.

No novo Centro de Formação, serão produzidos e difundidos manuais para cada segmento dos permissionários, com objetivo de promover novas práticas em áreas como o empreendedorismo, gestão de negócios, controle de finanças, organização dos boxes e manipulação adequada dos produtos. O local conta com dois boxes modelo: um para frutas, verduras e grãos e outro para frios, carnes e peixes. Cada permissionário receberá, ainda, um kit de formação, com um CD e as instruções da nova maneira de gerir o box.

Um grupo de permissionários viajou com o Sebrae e a Prefeitura para verificar a experiência no Mercado Municipal de São Paulo. O superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, explicou que a capacitação começa, a partir de hoje, com um grupo de 31 permissionários e deve durar em torno de cinco meses. O modelo funciona por adesão e já há mais 50 vendedores na lista de espera. A meta é capacitar todos os permissionários do local, cerca de 550 pessoas.

“Essa iniciativa acontece no sentido de alterar profundamente o padrão de comercialização, de manejo e de layout dos boxes do Mercado São Sebastião. Assim, os permissionários vão melhorar a gestão do seu pequeno negócio, refletindo sobre qual é a melhor forma de organizar os seus produtos, adaptando o box de maneira que o cliente possa entrar no espaço, possa haver degustação dos produtos e melhoria da aparência dos locais. Com esse projeto, nós queremos que o Mercado seja modelo e a tendência é que esse projeto se estenda para as capitais nordestinas”, declarou.

Para o presidente da Associação dos Lojistas e Permissionários do Mercado São Sebastião, Jonas Balbino, o novo Centro de Formação qualificará o trabalho dos permissionários. “Os permissionários vão saber comprar, vender, saber quanto estão ganhando e otimizar esses ganhos. Nós queremos melhorar o nosso lucro, da melhor forma possível, e essa capacitação vem nesse sentido. Era uma reivindicação que existia há muito tempo, o Mercado precisava disso. É uma alegria muito grande”.

Além da capacitação dos permissionários, o projeto consiste ainda na mudança de layout dos boxes, a partir de um formato claro, limpo, organizado, com qualidade de serviço, sortimentos e excelência no atendimento. A ideia é desenvolver um modelo de sustentabilidade para o local, gerando um maior faturamento para os permissionários a partir da aplicação de um método moderno de operação dos boxes.

O permissionário Gildázio Moura, 38, trabalha com a venda de carnes no Mercado São Sebastião há 30 anos. Ele afirmou que a formação é um sonho antigo, que vai aumentar a competitividade dos permissionários e, consequentemente, melhorar as vendas. “É uma evolução para a gente. A gente perde muitos clientes para os supermercados, porque há uma qualificação que a gente ainda não tinha. Junto com a Prefeitura e Sebrae, nós vamos chegar lá e fazer um mercado bom para o povo, que atenda todas as classes sociais sem deixar a desejar para ninguém. A gente quer triplicar a nossa clientela. Vamos aprender assuntos como limpeza e como não contaminar os alimentos, isso é muito importante para ter um bom atendimento”.

Prefeitura inaugura Centro de Formação dos Permissionários do Mercado São Sebastião

Espaço promove novas práticas de empreendedorismo, gestão de negócios, controle de finanças, organização e manipulação de produtos

O novo Centro de Formação produzirá e difundirá manuais para cada segmento dos permissionários (Foto: Queiroz Netto)

O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta sexta-feira (10/06), o Centro de Formação dos Permissionários do Mercado São Sebastião. O novo equipamento é uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Sebrae-CE e Associação dos Lojistas e Permissionários do Mercado São Sebastião, integrando as ações de modernização das operações do Mercado.

Conforme o Prefeito, a formação dos permissionários vai gerar um impacto econômico positivo no local. “Esta ação é uma demanda antiga para que a gente, progressivamente, padronize e qualifique o Mercado São Sebastião. Aqui já há uma energia e diversidade de produtos que garante um público já muito fiel ao local. Se a gente garantir a padronização de todos os estandes, o manejo mais adequado de insumos e do próprio lixo, a maior limpeza do Mercado, tudo isso fará com que esse lugar torne-se ainda mais atrativo economicamente, gerando mais renda e oportunidade. Assim, ele se torna, ainda mais, um ponto de referência e centralidade na cidade”, disse. A expectativa é que o Mercado se transforme completamente, em termos de infraestrutura e capacitação dos lojistas, em 18 a 24 meses.

Ele destacou que, desde o início da gestão, foram feitas uma série de intervenções na estrutura do Mercado: reforma nos banheiros, passarelas e escadas que estavam fechadas, estrutura elétrica, hidrossanitária, cobertura de piso, iluminação. Até dezembro serão, pelo menos, mais R$ 500 mil investidos em melhorias do espaço. “Um Mercado desse tamanho precisa de manutenção permanente que, se não for feita, começa um processo de deterioração. É isso que temos feito agora, por meio de garantia de receita para o próprio Mercado, para fazer essa manutenção. Mas mais importante do que isso é que os donos do boxe tenham uma nova atitude de limpeza, manejo, garantia de condições higiênicas e padronização da própria estética. Tudo fica mais atrativo para venda dessa forma”, afirmou.

No novo Centro de Formação, serão produzidos e difundidos manuais para cada segmento dos permissionários, com objetivo de promover novas práticas em áreas como o empreendedorismo, gestão de negócios, controle de finanças, organização dos boxes e manipulação adequada dos produtos. O local conta com dois boxes modelo: um para frutas, verduras e grãos e outro para frios, carnes e peixes. Cada permissionário receberá, ainda, um kit de formação, com um CD e as instruções da nova maneira de gerir o box.

Um grupo de permissionários viajou com o Sebrae e a Prefeitura para verificar a experiência no Mercado Municipal de São Paulo. O superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, explicou que a capacitação começa, a partir de hoje, com um grupo de 31 permissionários e deve durar em torno de cinco meses. O modelo funciona por adesão e já há mais 50 vendedores na lista de espera. A meta é capacitar todos os permissionários do local, cerca de 550 pessoas.

“Essa iniciativa acontece no sentido de alterar profundamente o padrão de comercialização, de manejo e de layout dos boxes do Mercado São Sebastião. Assim, os permissionários vão melhorar a gestão do seu pequeno negócio, refletindo sobre qual é a melhor forma de organizar os seus produtos, adaptando o box de maneira que o cliente possa entrar no espaço, possa haver degustação dos produtos e melhoria da aparência dos locais. Com esse projeto, nós queremos que o Mercado seja modelo e a tendência é que esse projeto se estenda para as capitais nordestinas”, declarou.

Para o presidente da Associação dos Lojistas e Permissionários do Mercado São Sebastião, Jonas Balbino, o novo Centro de Formação qualificará o trabalho dos permissionários. “Os permissionários vão saber comprar, vender, saber quanto estão ganhando e otimizar esses ganhos. Nós queremos melhorar o nosso lucro, da melhor forma possível, e essa capacitação vem nesse sentido. Era uma reivindicação que existia há muito tempo, o Mercado precisava disso. É uma alegria muito grande”.

Além da capacitação dos permissionários, o projeto consiste ainda na mudança de layout dos boxes, a partir de um formato claro, limpo, organizado, com qualidade de serviço, sortimentos e excelência no atendimento. A ideia é desenvolver um modelo de sustentabilidade para o local, gerando um maior faturamento para os permissionários a partir da aplicação de um método moderno de operação dos boxes.

O permissionário Gildázio Moura, 38, trabalha com a venda de carnes no Mercado São Sebastião há 30 anos. Ele afirmou que a formação é um sonho antigo, que vai aumentar a competitividade dos permissionários e, consequentemente, melhorar as vendas. “É uma evolução para a gente. A gente perde muitos clientes para os supermercados, porque há uma qualificação que a gente ainda não tinha. Junto com a Prefeitura e Sebrae, nós vamos chegar lá e fazer um mercado bom para o povo, que atenda todas as classes sociais sem deixar a desejar para ninguém. A gente quer triplicar a nossa clientela. Vamos aprender assuntos como limpeza e como não contaminar os alimentos, isso é muito importante para ter um bom atendimento”.