A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta quinta-feira (17/11), uma nova Unidade de Atendimento do Desenvolvimento Econômico, no bairro Aldeota. O objetivo do equipamento é ampliar as ações de empreendedorismo sustentável, bem como facilitar o acesso da população aos serviços ofertados pelo Sine Municipal. O equipamento da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) oferta serviços voltados para trabalhadores e empreendedores de toda a cidade.
A nova unidade conta com um espaço de atendimento destinado exclusivamente para o Programa Nossas Guerreiras, onde mulheres empreendedoras podem realizar inscrição para o curso "Elaboração de Propostas de Negócios", que é pré-requisito para receber o crédito orientado de R$ 3 mil.
Como informou o prefeito José Sarto, o novo equipamento é um ambiente voltado para o empreendedorismo e para a mentoria econômica, promovendo políticas que estão trazendo resultados positivos para Fortaleza.
“Esta nova unidade é mais uma ambiência avançada para o empreendedorismo qualificado e para mentoria. Nós temos aqui, além do espaço físico, a promoção de vários cursos e serviços que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) oferece. Muitas pessoas que nem sabiam dessas ações, passam a ter conhecimento, qualificam-se, e conseguem uma renda extra. É por essa razão que Fortaleza se tornou o primeiro PIB da região e a cidade que mais abre postos de trabalho no Nordeste”, defendeu Sarto.
No local, a população tem à disposição ações de formalização de negócios, capacitações, consultorias e atendimento ao empreendedor. Além disso, os técnicos da SDE estão disponíveis para elaboração e emissão da declaração anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) e informações sobre Programas como Fortaleza Capacita, Fortaleza + Futuro e Costurando o Futuro e Feiras de Pequenos Negócios. Todos os serviços são gratuitos e destinados para moradores do Município de Fortaleza.
Como comentou Rodrigo Nogueira, titular da SDE, o equipamento também passa a contar com os serviços do Sine Municipal, onde o trabalhador poderá buscar por vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. Já o empregador pode contactar o Sine para ofertar vagas de trabalho.
“O programa Nossas Guerreiras é o carro-chefe, logo durante a inauguração, o nosso espaço já está lotado com mulheres querendo atendimento. Mas, fora ele, temos também o atendimento do Sine Municipal. Neste espaço temos ainda um auditório para capacitações e seleções de emprego. O equipamento está bem bacana e moderno, ficando aberto das 8h da manhã até às 17h. Convido todos a vir conhecê-lo”.
Programa Nossas Guerreiras atinge 3.000 contratos
Durante a entrega da nova unidade, o prefeito José Sarto celebrou ainda o contrato de número 3.000 do Nossas Guerreiras com Priscila Braga da Silva. Ela é moradora do Conjunto Ceará, trabalha com eventos e recebeu crédito orientado de R$ 3 mil. Com o dinheiro, comprou máquinas de crepes e algodão doce e um carrinho de picolé.
No ato, José Sarto avaliou o andamento do programa Nossas Guerreiras e destacou que ele já proporciona resultados econômicos e sociais positivos para a cidade.
“É com muita alegria que, hoje, nós entregamos simbolicamente o título de Nossa Guerreira de número 3.000. Neste programa, nós já capacitamos 22.000 mulheres. Além disso, parte do recurso financeiro investido já está voltando, tanto pelo pagamento das primeiras parcelas do empréstimo, quanto pela economia circular que promovemos”, pontuou o Prefeito.
Priscila Braga destacou que o Nossas Guerreiras foi uma oportunidade fundamental para crescer financeiramente. “Eu já tinha uma máquina, e hoje em dia eu possuo quatro: duas de crepe e duas de algodão doce. Sinto que eu estou crescendo. Com essa oportunidade, melhorou mais ainda o meu negócio, porque foi uma porta que se abriu”, comentou.
Priscila conta que soube do programa por meio de uma amigo. Ao atualizar seu Cadastro Único na Regional V da Prefeitura de Fortaleza, ela foi informada do Nossas Guerreiras. Após o recebimento do crédito, a empreendedora conta que, além da aquisição das máquinas, pode também contratar pessoas para a auxiliarem na prestação de serviços.
Ana Maria dos Santos, de 39 anos, também soube do programa Nossas Guerreiras por meio de uma amiga e aproveitou a inauguração da nova unidade da SDE para realizar seu cadastro. “Eu vendo de tudo, principalmente, perfumes e roupas. Quero o microcrédito para conseguir custear minhas mercadorias. Gostei muito de conhecer o programa, pois ele pode nos auxiliar nesse momento econômico mais difícil. E é isso, com ele a gente consegue o dinheiro para iniciar e, depois, esse dinheiro volta com lucro e satisfação”, comentou a vendedora.
Serviço
Nova Unidade de Atendimento do Desenvolvimento Econômico
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: avenida Santos Dumont, 2.500 - Loja 17 - Aldeota (esquina com rua Tibúrcio Cavalcante)
Mais informações: 0800 081 4141 ou no Canal do Desenvolvimento Econômico