A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugura nesta terça-feira (5/12), às 8 horas, o primeiro Centro Especializado de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CEADH), no posto de Saúde Matos Dourado, na Regional VI.
Compondo as estratégias de fortalecimento da linha do cuidado em Fortaleza, o projeto tem como finalidade atender aos usuários diabéticos de alto risco cardiovascular, cuja complexidade não poderá ser resolvida apenas na Atenção Primária. É importante frisar que o CEADH será implantado dentro da estrutura física de alguns postos de saúde da capital com atendimento direcionado ao seu público específico.
Desta forma, concluído o diagnóstico e a estratificação de risco cardiovascular nos postos de saúde, conforme Diretrizes Clínicas estabelecidas, o usuário hipertenso e/ou diabético com alto risco cardiovascular (CV) será encaminhado para o CEADH da sua Regional para ser atendido e acompanhado por especialistas endocrinologistas, cardiologistas, oftalmologistas, cirurgiões vasculares e enfermeiras capacitadas em pé diabético (complicação decorrente do diabetes e é causado por uma ferida que não cicatriza e infecciona, tornando-se uma úlcera diabética).
No total, a Prefeitura objetiva inaugurar 13 Centros Especializados de Atenção ao Diabético e Hipertenso distribuídos nas seis regionais da cidade, sendo os dois primeiros localizados nos bairros Edson Queiroz (Regional VI) e Caça e Pesca (Regional II).
De acordo com a gerente da Célula de Atenção Especializada da SMS, Ana Lucia Leitão, a Regional VI foi indicada como área piloto a receber o serviço devido a sua grande abrangência populacional, “é composta por aproximadamente 582 mil habitantes, que representa cerca de 43% da população geral de Fortaleza. Já as demais unidades de saúde contempladas, justificam-se pela presença de profissionais especialistas, obedecendo os critérios do programa, bem como a facilidade de acesso para as pessoas e o suporte ofertado pela Universidade de Fortaleza, no caso do Matos Dourado”.
Na oportunidade, o posto Matos Dourado será oficializado como Unidade de Saúde Escola, tendo como objetivo integrar as instituições de ensino e os serviços municipais de saúde, proporcionando ensino e pesquisa, capacitação dos graduandos e residentes dos cursos da área da saúde. A unidade será contemplada com um Centro de Estudos que desenvolverá programa pré-estabelecido e rotina semanal de atividades, com sessões clínica, de óbitos, de revista, dentre outras. Os profissionais dos serviços também serão capacitados durante as oito horas destinadas à educação permanente. A parceria neste caso será estabelecida com a Universidade de Fortaleza (Unifor).
Serviço
Inauguração do primeiro Centro Especializado de Atenção ao Diabético e Hipertenso do Município
Data: 05/12 (Terça-feira)
Horário: 8 horas
Local: Posto de Saúde Matos Dourado – Avenida Floriano Benevides, 391 – Edson Queiroz