A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta terça-feira (26/12), o 12º quiosque de leitura na cidade. A praça do Jardim Violeta, no Barroso, foi o primeiro espaço público da Regional VI a receber o projeto Leitura na Praça. A inauguração contou com programação cultural, contação de história e apresentação de palhaço.
A ação, idealizada pela primeira-dama de Fortaleza Carol Bezerra, tem o objetivo de despertar o interesse das crianças e adolescentes pela leitura. São aproximadamente 400 livros infantojuvenis, com títulos variados que abordam temas como solidariedade, ecologia, cidadania, sonhos e criatividade. “Esse é mais um espaço de valorização do desenvolvimento infantil. Um ponto de encontro para que as crianças possam interagir e ler”, destacou a vice-presidente da Funci, Marcia Dias.
O secretário-executivo da Regional VI, Roberto Rios, comemorou a chegada do projeto na região. “Ter um espaço de incentivo à leitura é fundamental para o desenvolvimento das crianças que moram aqui próximo à praça do Jardim Violeta. Queremos que muitas outras praças recebam essa iniciativa.”
Ao todo, serão 60 quiosques espalhados pela cidade. O quiosque colorido e recheado de livros é administrado pela própria comunidade. A autônoma Maria Elisangela Gadelha é a adotante do quiosque da praça Jardim Violeta e responsável por definir os dias e horários de funcionamento. “Fiquei muito feliz com esse projeto. É uma boa opção de lazer e acaba atraindo mais as crianças para a praça”, comentou a adotante.
As evidências científicas atestam que a leitura é um dos principais estímulos para o desenvolvimento da criança na sua primeira infância. Além de auxiliar o processo de aquisição da linguagem, amplia o vínculo afetivo entre pais e filhos e fortalece a estrutura psíquica e emocional da criança – possibilitando a constituição de um vínculo seguro para a autonomia e relacionamento social.
A dona de casa Marines Passos, 45, aprovou a novidade. Ela levou as três sobrinhas para conhecerem o quiosque de leitura e prometeu frequentar diariamente o novo espaço. “Eu fiquei surpresa com a novidade e trouxe logo minhas sobrinhas para conhecerem o projeto. Elas estão olhando os livros com curiosidade. Vou ensinar elas a lerem e a conhecerem novas histórias”, disse.