A Prefeitura de Fortaleza deu início, nesta terça-feira (07/02), a uma nova etapa da vacinação contra o coronavírus. A partir de hoje, começa a aplicação da terceira dose do imunizante contra a Covid-19 em crianças entre cinco e 11 anos de idade que receberam a segunda dose há, pelo menos, quatro meses.
Além disso, Fortaleza retomou a vacinação da primeira dose para as crianças com e sem comorbidades, a partir dos 6 meses de idade. A aplicação ocorrerá nos postos de saúde da Capital. Como comentou Erlemus Soares, é fundamental que as famílias levem as crianças para serem vacinadas.
“Nós esperamos uma boa adesão desse público infantil acima dos cinco anos de idade. Reforçamos também que retornamos a aplicação da primeira dose para crianças acima de seis meses. Na primeira etapa, não tivemos uma adesão grande deste público, e pedimos que os pais possam trazer seus filhos e que se informem sobre os benefícios da vacinação. Esse é um grande passo para que possamos vencer o negacionismo”, comentou Erlemus.
A dona de casa Everlane Santana levou os filhos João Pedro e João Miguel para a aplicação do imunizante. Como ela contou, a saúde é uma prioridade na família. “É importante cuidar da saúde e ir atrás da vacina. Meu filho mais velho disse pra mim: “Mãezinha, a gente tem que ir tomar”, e eles têm todas as vacinas em dia. Além disso, também tem benefícios sociais, como o Bolsa Família”.
Lanaya Clarisse, de nove anos, também tomou a terceira dose da vacina. Os avós dela faleceram no ano passado sem terem tomado o imunizante, e ela falou como isso a marcou. “Eu gosto de tomar vacinas, porque elas são importantes para nos proteger das doenças. Eu fiquei muito triste sem meus avós, e eles deviam ter tomado a vacina, eu pedi muito para eles. Por isso é para todo mundo tomar, para se prevenir”.
A programação completa da vacinação contra a Covid-19 e os locais de vacinação são publicados diariamente no portal da Prefeitura de Fortaleza