A iniciativa também leva equipes de educação ambiental para os bairros, com intuito de orientar os moradores da região, porta a porta, sobre o descarte correto do lixo e a utilização dos Ecopontos.
Nesta sexta-feira (07/02), a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) realizou uma reunião com representantes do Metrofor e líderes da comunidade do Lagamar, no CRAS do Lagamar, para dialogar sobre o descarte irregular e desenvolver, conjuntamente, soluções adequadas para a região.
Mesmo monitorando os pontos de lixo que costumam se formar nessas áreas, onde já são realizadas frequentes coletas, o descarte indevido permanece. O que se observa é que, em parte, a formação de pontos de lixo nessas regiões ocorre em consequência do costume errado de uma parcela da população que despeja o lixo doméstico fora de casa em dias não programados para a coleta. E, em parte, o problema também é decorrente do descarte de resíduos grandes feitos por carroceiros ou veículos, como restos de entulhos, podas de árvores ou móveis velhos, materiais estes que podem ser levados a um dos mais de 100 Ecopontos da cidade.
Pensando nisso, a SCSP mobilizou a ação de limpeza aliada ao momento de diálogo para ouvir os moradores, promover a troca de ideias e buscar medidas eficazes. A iniciativa segue até o fim de fevereiro, e passa pelos bairros São João do Tauape, Vila União, Vicente Pinzón e Lagamar.
O secretário de Conservação e Serviços Públicos Abreu Machado destacou a importância da associação entre a educação ambiental o intenso trabalho de limpeza da cidade que a Prefeitura está realizando para que os resultados vigorem a médio e longo prazo.
"Iniciamos esse grande esforço de limpeza da cidade com um trabalho preventivo nos mananciais, por termos uma preocupação muito grande com o período chuvoso, sobretudo nas comunidades mais vulneráveis. Em seguida, intensificamos a retirada do lixo nas ruas e fizemos também um planejamento para a limpeza de grandes vias, onde já estamos fazendo mutirões, e agora começamos esse trabalho nas passagens de nível. E a gente entende que, em paralelo a isso, temos que ter educação ambiental. Só teremos sucesso se houver o comprometimento da população, se ela colocar na rua os resíduos no momento em que a coleta for passar", afirmou o secretário.
Para garantir a segurança e a efetividade das ações de limpeza nas passagens de nível, além de contribuir com o diálogo com as comunidades de seus entornos, a Prefeitura conta com o apoio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Segundo Cristine Viana, assessora de engenharia ambiental do Metrofor, é importante que a população entenda os riscos de descartar resíduos nas passagens de nível e a necessidade de conservar essas áreas em bom estado.
"Queremos trazer para as pessoas o sentimento de que aquilo dali faz parte da comunidade. Aquele equipamento, aquela via, é da comunidade, então também cabe a comunidade preservar-lo", pontuou.
Participando da reunião e das ações de limpeza realizadas recentemente pela Prefeitura no bairro, o líder comunitário e influenciador digital Carlos Diego da Silva acredita que o dialogo é o caminho para que as pessoas vivenciem a educação ambiental. "A gente entende que precisa se reeducar. Hoje começamos o dia passando de porta a porta, conversando com os moradores, ouvindo um pouco as necessidades de cada um, porque é importante também a gente ouvir."
Ação segue durante todo o mês
Na próxima terça-feira (11/02), a ação de limpeza está programada para o bairro Vila União, com coleta prevista para a área de passagem de nível na Avenida 13 de Abril. Na quarta-feira (12/02), os agentes de educação ambiental vão ao local para conversar com os moradores, orientando sobre como descartar o lixo corretamente, quais os dias da coleta domiciliar e sobre os Ecopontos da região.
O trabalho segue a mesma logística na semana seguinte, dias 18 e 19 de fevereiro, e, por fim, dias 25 e 26 de fevereiro, nos bairros Vicente Pinzón (Via Expressa) e Lagamar (Travessa Esperança), respectivamente.
A SCSP vem implementando ações especiais de limpeza desde o início do ano, como o mutirão de limpeza de canais e outros recursos hídricos, em andamento desde 06 de janeiro como prevenção para a quadra chuvosa. Até o momento, mais de 60 canais e outros espelhos d’água já foram contemplados. E a operação de limpeza de pontos de lixo e reparos na malha viária, com foco em mais de 100 vias de maior movimento da Capital, iniciada no último dia 03 de fevereiro.
Além dessas ações especiais, a Prefeitura segue realizando a coleta domiciliar regular em todo o território de Fortaleza, passando todos os dias pelas ruas do Centro e Beira Mar, e três vezes por semana nos demais bairros da Capital, sempre às segundas, quartas e sextas ou às terças, quintas e sábados.