A Prefeitura de Fortaleza deu início às obras, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), de reforma e requalificação do Estádio Municipal do Bom Jardim. O prefeito José Sarto assinou, nesta sexta-feira (30/06), a ordem de serviço autorizando as obras no equipamento. Com investimento de R$ 5,2 milhões, a construção terá duração de oito meses e deve ser entregue no primeiro semestre de 2024.
"É um privilégio assinar a ordem de serviço de mais de R$ 5 milhões para a requalificação de toda essa área do estádio do Bom Jardim. Todo o entorno vai ser reformatado, com pavimentação, iluminação de LED e outros benefícios, possibilitando que os jovens venham praticar esporte e que as famílias venham caminhar, fazer exercícios e se divertir com tranquilidade", declarou o prefeito José Sarto.
Com as intervenções, o antigo espaço será transformado em polo esportivo, com a urbanização completa e instalação de diversos equipamentos de esporte e lazer em todo o seu entorno. O projeto prevê a substituição da grama por gramado sintético no campo do estádio, construção de vestiário, arquibancadas, alambrados e nova iluminação. Ao lado do equipamento, será construída uma Areninha e um área de aterro para treinamento e funcional dos jogadores.
O secretário executivo da Seinf, Roberto Resende, destacou a abrangência da obra. "É uma requalificação total. O campo do estádio vai continuar do mesmo tamanho, que é igual ao do Castelão, e vamos acrescentar uma Areninha, uma área para treinamento de artes marciais, um calçadão no entorno, vamos plantar cinquenta árvores, colocar uma academia de ginástica, algumas mesas para os idosos jogarem xadrez, dama e e outras coisas. Será um renascimento desse setor para toda a comunidade do Bom Jardim", descreveu.
O projeto prevê, também, uma série de melhorias urbanísticas para o local, com a construção de um amplo calçadão para caminhadas, playground e Academia ao Ar Livre.
No terreno onde funciona o Estádio, será feita uma grande área de praça com piso intertravado, gramado, paisagismo com o plantio de mais de 50 árvores, instalação de mobiliários urbanos como bancos, mesas de jogos, lixeiras e futmesas, tornando um espaço para convivência dos jovens da comunidade do Bom Jardim e Granja Lisboa.
O adolescente Iago Barbosa, que joga futebol desde os seis anos de idade, imagina o novo espaço. "Vai ter uma arquibancada nova, um gramado espetacular, tudo pintado, vai ficar muito lindo", vislumbrou, animado.
Mãe de Isaque Felix da Costa, de 10 anos, a professora Efigênia da Silva Felix celebrou o início da reforma com a mesma alegria que vibra pelo filho ao vê-lo jogar futebol. "O estádio estava horrível, cheia de buraco, precário, precisando de uma reforma. A gente está muito feliz porque vão reformar e o meu filho vai voltar a jogar aqui no estádio de novo. Eu não vejo a hora", afirmou.
Artes marciais e Museu do Esporte
Para além do futebol, o espaço atenderá também aos atletas da escolinha de artes marciais, que já funciona no bairro e acontece de forma improvisada em uma antiga edificação ao lado do estádio. Para atender a esse público, será construído um novo prédio, com 165,8m², com salas com tatame, vestiários e toda infraestrutura para os pequenos lutadores.
No mesmo prédio, também funcionará o Museu do Esporte, um espaço cultural para contar a história do esporte na comunidade, servindo como um acervo esportivo para os moradores da região, contemplando, também, histórias e curiosidades sobre o futebol cearense, brasileiro e mundial. A iniciativa é ideia do grupo Fios de Prata, criado pelo secretário da Regional 5, Moacir Soares e desportistas do território. Formado por ex-atletas, além dos próprios servidores da Secretaria, o grupo tem o intuito de fortalecer vínculos e memórias dos desportistas dos bairros que compõem a Regional.
Sobre o estádio
Antes da fundação, em 1994, pelo então prefeito Juraci Magalhães, o campo era de barro e piçarra. Em 2008, com a criação da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Secel), o equipamento passou a ter a sua agenda de uso gerenciada pela Pasta, juntamente com outros estádios municipais tradicionais da cidade de Fortaleza, como o Presidente Vargas. Em 2011, o Estádio Municipal do Bom Jardim passou por uma reforma e ganhou dois lances de arquibancadas, dois vestiários, salas de apoio e novos alambrados.
Em seu histórico de eventos, partidas importantes como jogos oficiais da Federação Cearense de Futebol (FCF), pela 3ª divisão do Campeonato Cearense e pelas categorias de base. Treinos da categoria de base do Ceará Sporting Club também já foram realizados no equipamento.
Em sua rotina de uso, ocorrem atividades diárias, com crianças, jovens, adultos, idosos e líderes comunitários. A comunidade local vem sendo atendida por meio de projetos sociais do bairro, entre eles, Brasilzinho, Novo Cearazinho e da Igreja Missionária, além dos rachas. Também são realizados, desde 2017, sob a coordenação da Polícia Militar do Ceará, o Projeto Lutando pela Paz, com judô e karatê, e o Projeto Craque da Paz, com futebol. Eles oferecem aulas para 60 alunos, cada, entre 6 e 19 anos de idade, exercendo um papel social importante junto às crianças e adolescentes do bairro.
Participaram do evento de assinatura da ordem de serviço os secretários Roberto Resende, Ubiratan Teixeira, Carlos Kleber, Beto Almeida e Moacir Soares, os vereadores Katia Rodrigues, Aguiar Toba, Didi Mangueira, Didi Maravilha, Professor Enilson, Róbio Jumento, Josivan Clube, Marcelo Lemos, Juninho Aquino, Gerôncio Coelho, Michel Lins, Moura Taxista e Juscelino Pinheiro, e o deputado estadual Antônio Henrique.