A Prefeitura de Fortaleza segue intensificando os esforços necessários ao combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. Na noite desta quarta-feira (25/03), o prefeito Roberto Cláudio anunciou novas ações de enfrentamento no âmbito do Município.
A assistência à saúde da população vem sendo reforçada por meio de uma série de medidas. Em virtude do atual cenário epidemiológico, composto pelos crescentes casos confirmados de infecção por coronavírus e por outros quadros virais, incluindo as arboviroses, os leitos municipais serão estrategicamente expandidos.
A Prefeitura está reforçando em cinco UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Município a implantação de estruturas anexas.
De acordo com o cronograma divulgado, serão 140 leitos adicionais instalados ao longo do mês de abril, contemplando, gradativamente, as UPAs do Bairro Edson Queiroz, do Bom Jardim, do Vila Velha, do Jangurussu e do Itaperi.
75 novos médicos nos postos de saúde da Cidade
A partir desta quinta-feira (26/03), a Rede de Atenção Primária à Saúde da Capital será fortalecida pelo Programa de Saúde da Família (PSF). Serão 75 novos médicos atuando nos postos de saúde da Cidade instalados, sobretudo, em áreas vulneráveis.
A iniciativa conta com a parceria do Governo do Estado do Ceará.
Aquisição de 15 mil exames rápidos
Durante o anúncio, o prefeito Roberto Cláudio ainda destacou a aquisição de 15 mil testes rápidos para a detecção do novo coronavírus. A chegada dos materiais está prevista para o início de abril e vai contemplar, também, os profissionais de Saúde atuantes da Rede Municipal. A iniciativa objetiva, além do aumento do cuidado ao profissional, a minimização da contaminação hospitalar.
Novos insumos e materiais
O prefeito Roberto Claudio agradeceu o empenho e dedicação dos profissionais de saúde e também reconheceu os esforços adotados pelo Governo do Estado.
Ele garantiu a atuação do Município para complementar a aquisição de novos insumos e materiais. Dentre eles, equipamentos de proteção individual e respiradores.
Em decorrência da alta demanda mundial, a logística para compra e recebimento será gradativamente efetivada ao longo do mês de abril.
Nova estrutura no Estádio Presidente Vargas
Conforme previamente anunciado, o Estádio Presidente Vargas será equipado até o dia 20 de abril, com pelo menos 204 leitos. De acordo com o prefeito, as obras seguem em ritmo acelerado e irão fortalecer a assistência aos acometidos pelo Covid-19. O número de leitos pode ser ampliado, de acordo com a necessidade, para até 306 leitos.
Na oportunidade, Roberto Cláudio garantiu que, ao final da crise vigente, a estrutura do estádio será devidamente recuperada. “Neste momento, nosso propósito é o de salvar vidas. Passado este momento, atenderemos à demanda de torcedores e dos atletas. O gramado será recuperado nos melhores padrões para servir do futebol amador e profissional”, apontou.
Instituto Doutor José Frota (IJF 2)
Os atendimentos de alta complexidade serão fortalecidos por meio da implantação de 175 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no IJF2 até o fim do mês de maio.
Rede de solidariedade
O prefeito Roberto Cláudio agradeceu a solidariedade desprendida em Fortaleza por meio de ações individuais e coletivas, destacando a ação da FIEC por meio do esforço Salvando Vidas e reconhecendo a importância da iniciativa Supera Fortaleza, que reúne esforços da sociedade civil e de bancos comunitários, visando à assistência da população mais vulnerável da Cidade.