Nesta sexta-feira (15/12), Fortaleza terá um ponto extra de vacinação contra gripe e covid-19: será no shopping RioMar Kennedy. Crianças a partir de seis meses de idade e adultos poderão atualizar sua caderneta para estas doenças, das 10h às 16h, na praça de eventos (piso L3). A ação faz parte do reforço que a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vem promovendo para aumentar a cobertura vacinal no Município.
A iniciativa é uma oportunidade valiosa para proteger a saúde individual e coletiva da população. “A vacinação contra a influenza é a maneira mais eficaz de prevenir a doença e suas complicações, protegendo grupos vulneráveis, como crianças e idosos, e consequentemente, reduzir o impacto na saúde pública”, reforça a coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli.
A coordenadora lembra que na última quarta-feira (06/12), a aplicação da vacina bivalente contra covid-19 foi ampliada para os fortalezenses a partir de 12 anos de idade. A medida foi definida pelo Governo do Estado até este dia da ação. Após o dia 15 de dezembro, conforme orientação, a bivalente voltará a ser aplicada somente em adolescentes imunossuprimidos ou com comorbidades.
Dezembro Vermelho
Na ocasião, em alusão ao Dezembro Vermelho, também haverá oferta de testes rápidos para sífilis, HIV/Aids e hepatites virais.
Fortaleza dispõe de uma rede que possibilita o diagnóstico oportuno de HIV/Aids, com oferta de testes nos postos de saúde e nos serviços ambulatoriais especializados, além do Centro de Testagem e Aconselhamento. Todo o processo é sigiloso e o resultado sai em até 30 minutos. O atendimento envolve, ainda, o aconselhamento pós-teste, no qual o profissional tira dúvidas sobre o resultado e faz os devidos encaminhamentos para os casos diagnosticados reagentes.
Ofertas de vacinas em Fortaleza
Lembrando que, de segunda a sexta-feira, todos os 118 postos de saúde estão abertos, das 7h30 às 18h30, garantindo as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação (os endereços dos locais podem ser conferidos no Canal Saúde).
Para ter acesso à vacinação, basta comparecer às unidades, portando documento de identificação e caderneta vacinal. Os profissionais de saúde estão preparados para verificar e orientar sobre as vacinas necessárias e aplicá-las de forma segura.