A Prefeitura de Fortaleza lança, nesta terça-feira (02/07), às 14h30, o novo Observatório da Mulher de Fortaleza (OMF). A plataforma reúne indicadores e dados qualificados com objetivo de auxiliar na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres. O lançamento será realizado durante seminário on-line transmitido pelo canal no YouTube, e contará com a participação do vice-prefeito Élcio Batista e representantes das instituições parceiras, como Instituto FOZ, Fundação Tide Setúbal e Instituto ORI:ORO.
O Observatório da Mulher de Fortaleza reúne dados, predominantemente, do período entre 2021 e 2023, das secretarias municipais, do Centro de Referência da Mulher de Fortaleza, além de séries históricas de pesquisas públicas, como Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Ao acessar a plataforma, é possível localizar dados divididos por temáticas, com os números apresentados em gráficos e estatísticas que podem ser utilizadas em pesquisas científicas, formulação de políticas públicas, por exemplo.
Para reunir dados municipais, nos últimos dois anos, foram realizadas oficinas com representantes de diversas pastas do Município, como Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal da Educação (SME), Secretaria da Juventude (Sejuv), Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), entre outras que desenvolvem, direta e indiretamente, políticas que contemplam meninas e mulheres de Fortaleza.
Serviço
Lançamento do novo Observatório da Mulher de Fortaleza
Data: 02/07 (terça-feira)
Horário: 14h30
Link de transmissão