10 de December de 2013 em Mobilidade
Prefeitura lança Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito para Fortaleza
Composto por quatro vertentes, o projeto será planejado e implementado até dezembro de 2014
A Prefeitura de Fortaleza lançou, na manhã desta terça-feira (10/12), no auditório do Paço Municipal, o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT). Com consultoria da empresa McKinsey & Company, mundialmente reconhecida na área de mobilidade urbana, o PAITT será realizado até dezembro de 2014 e prevê o estudo e a implantação de soluções de fácil execução que contribuam para melhorar o trânsito da cidade.
Na primeira fase do Plano, até junho de 2014, será feito o planejamento e a definição das macroações, a partir da interação com a sociedade durante debates e seminários, que deverão reunir entidades de classe, universidades, associações e representantes do setor produtivo. Na segunda fase, de julho à dezembro, serão implementadas as iniciativas pensadas coletivamente.
Segundo João Pupo, titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, responsável pela coordenação do PAITT, pelo menos quatro vertentes devem ser desenvolvidas no projeto: revisão do cronograma de execução das faixas exclusivas de trânsito para o transporte público; redesenho da rede em razão da integração temporal propiciada pelo Bilhete Único; construção de um novo modelo para binários no trânsito, tomando como referência um estudo no binário das Avenidas Santos Dumont e Dom Luís; e replanejamento da operação de tráfego em locais mais movimentados da Capital. No entanto, outras ações poderão ser pensadas a partir das discussões realizadas na primeira fase do projeto.
De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, a ideia é solucionar, inicialmente, problemas pontuais de mobilidade por meio de intervenções simples, que não utilizem a infraestrutura física viária e não tenham grande impacto orçamentário. “Esse Plano de ações emergenciais terá um resultado concreto de aumentar a velocidade do transporte público, aliviar a pressão em alguns pontos nevrálgicos de congestionamento e dar mais elementos para estruturação e organização da política de gerenciamento de trânsito em Fortaleza”, disse.
O projeto integra o módulo de ações a curto prazo do Política de Mobilidade Urbana da cidade, que também contará com políticas públicas a médio e longo prazo, como a pesquisa de origem e destino da população, o Plano Cicloviário e de Circulação de Pedestres (já em execução) e a estruturação do uso e ocupação do solo integrada ao sistema de transportes. Esta Política faz parte ainda de uma iniciativa mais ampla de caráter intersetorial, o Plano de Desenvolvimento Urbano.
Em janeiro de 2014, haverá um seminário que tratará das especificidades do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito para Fortaleza e será o primeiro passo para a discussão das macroações do Plano.
Prefeitura lança Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito para Fortaleza
Composto por quatro vertentes, o projeto será planejado e implementado até dezembro de 2014
A Prefeitura de Fortaleza lançou, na manhã desta terça-feira (10/12), no auditório do Paço Municipal, o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT). Com consultoria da empresa McKinsey & Company, mundialmente reconhecida na área de mobilidade urbana, o PAITT será realizado até dezembro de 2014 e prevê o estudo e a implantação de soluções de fácil execução que contribuam para melhorar o trânsito da cidade.
Na primeira fase do Plano, até junho de 2014, será feito o planejamento e a definição das macroações, a partir da interação com a sociedade durante debates e seminários, que deverão reunir entidades de classe, universidades, associações e representantes do setor produtivo. Na segunda fase, de julho à dezembro, serão implementadas as iniciativas pensadas coletivamente.
Segundo João Pupo, titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, responsável pela coordenação do PAITT, pelo menos quatro vertentes devem ser desenvolvidas no projeto: revisão do cronograma de execução das faixas exclusivas de trânsito para o transporte público; redesenho da rede em razão da integração temporal propiciada pelo Bilhete Único; construção de um novo modelo para binários no trânsito, tomando como referência um estudo no binário das Avenidas Santos Dumont e Dom Luís; e replanejamento da operação de tráfego em locais mais movimentados da Capital. No entanto, outras ações poderão ser pensadas a partir das discussões realizadas na primeira fase do projeto.
De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, a ideia é solucionar, inicialmente, problemas pontuais de mobilidade por meio de intervenções simples, que não utilizem a infraestrutura física viária e não tenham grande impacto orçamentário. “Esse Plano de ações emergenciais terá um resultado concreto de aumentar a velocidade do transporte público, aliviar a pressão em alguns pontos nevrálgicos de congestionamento e dar mais elementos para estruturação e organização da política de gerenciamento de trânsito em Fortaleza”, disse.
O projeto integra o módulo de ações a curto prazo do Política de Mobilidade Urbana da cidade, que também contará com políticas públicas a médio e longo prazo, como a pesquisa de origem e destino da população, o Plano Cicloviário e de Circulação de Pedestres (já em execução) e a estruturação do uso e ocupação do solo integrada ao sistema de transportes. Esta Política faz parte ainda de uma iniciativa mais ampla de caráter intersetorial, o Plano de Desenvolvimento Urbano.
Em janeiro de 2014, haverá um seminário que tratará das especificidades do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito para Fortaleza e será o primeiro passo para a discussão das macroações do Plano.