A Prefeitura de Fortaleza lançou, na tarde desta terça-feira (07/08), na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), o Programa Soluções Educacionais e Diálogos Socioemocionais para a Rede Municipal de Educação. A iniciativa é fruto de uma parceria desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto Ayrton Senna, em consenso com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A iniciativa consiste em formações pedagógicas para formadores, coordenadores e posteriormente para professores, inicialmente de língua portuguesa e matemática. O objetivo é que os profissionais repassem as competências abordadas para os alunos do 6º ano da rede municipal de ensino fundamental. Estas formações serão realizadas por consultores do instituto em conjunto a consultores dos distritos de educação do Município, como explica o coordenador do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Osvaldo Negreiro. “O objetivo do programa é tentar trabalhar junto aos professores, para que eles repliquem para os alunos em sala de aula valores básicos, como respeito, amabilidade, igualdade, fraternidade, responsabilidade, entre outros. Estamos trabalhando para que estes sejam jovens cidadãos”, afirma.
O evento contou com a presença da secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, além de diversos profissionais da educação municipal, entre coordenadores, diretores, técnicos, formadores e professores. Os presentes assistiram a palestra da doutora em Educação Kátia Gonçalves Mori, que abordou a importância de haver essa discussão dentro do local de ensino. “Nós iremos abordar as competências socioemocionais e como elas podem acontecer no currículo escolar dentro da proposta de educação integral, desenvolvendo e incentivando um melhor diálogo sobre o assunto”, contextualiza a palestrante.
Além disso, na visão da gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Shirley Ferrari, programas como esses são fundamentais para a formação humana dos jovens e elogia a iniciativa da Prefeitura. “Estamos lançando essa solução educacional do Instituto para começar a desenvolver essas competências socioemocionais. Iniciativas como essas são fundamentais, pois trabalhamos com a certeza de que a aprendizagem e a produção do aluno irá melhorar, a partir desse atendimento a essas competências, que são o alicerce do desenvolvimento humano educacional”, ressaltou.