A Prefeitura de Fortaleza lançou, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, nesta sexta-feira (14/07), o Projeto Fortaleza Radical, com o objetivo de promover a capital cearense como um destino turístico para quem curte aventuras e gosta de praticar esportes, ou mesmo para quem quer conhecer e ter novas experiências.
"A gente sabe que o que atrai o turista são os serviços que a gente tem, como transporte de qualidade, hotelaria e oportunidades como essas, de praticar um esporte diferenciado. Poucas cidades do Brasil oferecem que você possa saltar de paraquedas, ainda mais com um visual desses, assistindo o pôr do sol, na praia. Estamos inseridos num universo muito pouco de cidades no mundo", destaca o prefeito em exercício, Élcio Batista.
Durante o lançamento, na Beira-Mar, o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará, Régis Medeiros e o empresário, apresentador e digital Influencer Lucas Fernandes realizaram um salto de paraquedas para dar o start no projeto. No sábado (15/07), haverá uma ativação do projeto, com foco no kitesurf, a partir das 9h, na Barra do Ceará.
O lançamento e investimento em projetos como esse ajuda no crescimento econômico da cidade."Esse é mais um produto que vem enriquecer o destino Fortaleza. Quando a pessoa vai escolher um destino, quanto mais rico for de atrativos, de opções maior a diferença. Todos esses projetos que a Secretaria do Turismo está ofertando, seja a Rota da Cachaça, seja o Pôr do Sol Fortaleza, seja o Nômades Digitais e agora o Fortaleza Radical, com todas essas modalidades de esportes, faz com que o turista estique seu tempo de estadia na cidade e ainda atrai um público específico. Eu já tinha saltado de paraquedas fora do país mas nada se compara a esse visual desse litoral lindo", relata o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará, Régis Medeiros.
O evento, que aconteceu durante o fim da tarde, encantou moradores e turistas que vieram visitar a cidade. "Fortaleza merece cada vez mais turismo, esse projeto é ótimo para mostrar tudo que a cidade tem para oferecer ao mundo todo, não só para os brasileiros, mas também para os gringos e isso é muito importante", relata o americano Regan Zanes, que veio pela primeira vez à cidade e assistiu ao lançamento do projeto.
A digital influencer Cara Azeredo está na cidade para o Fampres Visit Fortaleza e foi conferir de perto alguns projetos da Secretaria do Turismo."Eu ainda não conhecia Fortaleza, é a minha primeira vez aqui e estou encantada, a cidade além de linda está tendo todos um cuidado para receber os turistas da melhor maneira, hoje conheci o projeto Praia Acessível e super me emocionei, agora viemos para o Fortaleza Radical e está irado, as praias são lindas, está tudo muito maravilhoso", fala a criadora de conteúdo.
Sobre o Fortaleza Radical
Voltado para quem gosta de aventuras, o Fortaleza Radical prevê a divulgação da cidade como destino turístico para quem busca essas experiências. O projeto reúne sete modalidades: salto de paraquedas duplo, kitesurf, skate, surf, canoa havaiana com ondas, mergulho e rapel na ponte da Barra do Ceará.
A iniciativa envolve o trade e escolas de esportes náuticos, tornando o destino qualificado para receber viagens temáticas e visando ampliar a estadia do visitante na Cidade.
Esse conceito será divulgado nos eventos de promoção turística, entre feiras, seminários, roadshows, além das redes sociais e o novo portal Visit Fortaleza (visitfortaleza.com.br). Os contatos de associações e escolas parceiras também serão publicizados, para que os interessados possam conhecer e obter mais informações.
"Existe um nicho muito importante no turismo formado por pessoas que adoram viver experiências radicais, e esse projeto visa esse público. Fortaleza não é destino apenas para quem quer relaxar, curtir uma praia, fazer compras ou passeios culturais, mas também para quem busca adrenalina", afirma Alexandre Pereira, secretário municipal do Turismo.
Ativação kitesurf
No sábado (15/07), a Prefeitura promove uma ativação do projeto na Vila do Kite, na Barra do Ceará. Desta vez, a modalidade será o kitesurf. Além da chegada de um grupo de kitesurfistas vindos da Praia do Futuro até o local, haverá aulas para convidados formadores de opinião e música com DJ.